The Cantar Mais Glossary is organised alphabetically and its aim is to provide readers with a concise definition in each and every entry, for a quick, but clear, understanding of a large number of musical terms as well as other kinds of jargon typically associated with the wide range of artistic practices and performances proposed on our website, namely on the several songs pages to be more precise.
We have endeavoured to adapt and make each and every entry easy to grasp (or tumble to!), so that the whole glossary may serve as a handy tool for all users, whether or not they are musically trained, for instance; and of course, scientific validity has been kept, irrespective of our deliberate simplification here.
As often as not, our glossary team borrowed ‘a bit heavily’ from Michael Kennedy’s Oxford Dictionary of Music, (Lisbon, D. Quixote Publications, 1994), as well as Tomás Borba and Fernando Lopes Graças’ s Dictionary of Music I and II (2nd and 3rd editions - 3rd edition (Mário Figueirinhas Editor, 1996).
Técnica contrapontística que consiste na repetição literal de uma entrada de frase ou de uma frase musical. Está na base de técnicas de composição utilizadas em formas consideradas simples, como o cânone, e na de formas mais complexas, como as renascentistas em estilo imitativo (ricercare, motete e madrigal), ou a fuga e o fugato, com apogeu no período barroco, e utilizados até hoje.
Uma execução de acordo com a “inspiração” do momento e normalmente seguindo as normas do género ou estilo de música em que se insere. A improvisação pode ocasionalmente ser “livre” (free Jazz) mas normalmente é feita a partir de determinadas bases e pressupostos.
Técnica de escolha, distribuição e organização de ideias musicais por diferentes tipos de instrumentos e/ou vozes. Um compositor faz uma instrumentação original da obra que escreve, outros podem fazer instrumentações (ou arranjos) da mesma obra para outros instrumentos. Nas partituras, a disposição dos instrumentos segue normalmente uma mesma ordem, com os instrumentos mais agudos em cima e os mais graves em baixo, organizados por naipes (cordas; sopros, madeiras e metais; e percussão).
Um instrumento musical é um objeto concebido com a finalidade de fazer música, possuindo um timbre característico. Em princípio, qualquer objeto capaz de produzir som poderá ser considerado como um potencial instrumento musical (não convencional), mas, em geral, “instrumento musical” emprega-se somente para designar qualquer coisa que tenha sido concebida especialmente para esse fim. A voz pode ser, também, considerada um instrumento musical.
Genericamente implica a expressão de uma determinada conceção artística de uma peça musical a partir das ideias estabelecidas pelo compositor, segundo determinados preceitos e historicidade, ou seguindo as ideias do intérprete.