The Cantar Mais (‘Singing More0) Glossary is organised alphabetically and its aim is to provide readers with a concise definition in each and every entry, for a quick, but clear, understanding of a large number of musical terms as well as other kinds of jargon typically associated with the wide range of artistic practices and performances proposed on our website, namely on the several songs pages to be more precise.
We have endeavoured to adapt and make each and every entry easy to grasp (or tumble to!), so that the whole glossary may serve as a handy tool for all users, whether or not they are musically trained, for instance; and of course, scientific validity has been kept, irrespective of our deliberate simplification here.
As often as not, our glossary team borrowed ‘a bit heavily’ from Michael Kennedy’s Oxford Dictionary of Music, (Lisbon, D. Quixote Publications, 1994), as well as Tomás Borba and Fernando Lopes Graças’ s Dictionary of Music I and II (2nd and 3rd editions - 3rd edition (Mário Figueirinhas Editor, 1996).
Entendida como sinónimo da organização de uma obra ou secção musical, com eventuais repetições, variações e contrastes. É muitas vezes designada por letras ou por terminologia específica como, por exemplo, forma binária ou bipartida (AB), ternária ou tripartida (ABA), rondó (ABACA) ou forma sonata. Remete para a organização dos elementos constituintes duma obra: a sua arquitetura composicional, o seu desenvolvimento, a disposição das ideias musicais, etc.
Obra ou secção musical composta por 2 partes (iguais ou não) que se podem repetir.
Obra ou secção musical composta por 3 partes em que a última constitui uma repetição ou variação da primeira.
Expressão adaptada da sintaxe linguística usada para designar unidades musicais de comprimentos variáveis. Uma frase é normalmente constituída por células e motivos que se organizam num antecedente (princípio da frase) e num consequente (conclusão da frase). Por vezes o termo frase é entendido como sinónimo de período, mas normalmente este é considerado mais longo, podendo ter várias frases. Na execução vocal e mesmo instrumental, a respiração é o sinal evidente da separação de frases.
Interpretação de cada frase musical e sua interligação com frases que a precedam ou continuem. Fazer o fraseado é a capacidade de frasear ou de interpretar musicalmente uma obra musical.