This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

 

Research

Select:
Select:

ARTIGOS DE INVESTIGAÇÃO, COMUNICAÇÕES E OUTROS TEXTOS

 

No âmbito da missão do Cantar Mais, este espaço é dedicado à apresentação de um conjunto de textos e trabalhos selecionados que estimulem e permitam acrescentar às práticas artísticas nas escolas e nas comunidades, perspetivas e fundamentações adequadas aos diversos contextos.

 

A intervenção educativo-artística no contexto escolar e comunitário envolve um conjunto de complexidades e múltiplos saberes, tanto em termos conceptuais como em termos metodológicos e modos de abordar o trabalho formativo e criativo, no quadro do Cantar em conjunto.

 

O lidar com as complexidades e saberes implica, por um lado, o conhecimento artístico e técnico e por outro, o conhecimento dos contextos e das diferentes modalidades de desenvolver o trabalho que alie a tradição e a inovação e, simultaneamente, favoreça a apropriação de códigos e convenções abrindo perspetivas contemporâneas e criativas de olhar e do fazer artístico e formativo.

 

A investigação realizada nos domínios das práticas artísticas e criativas e das práticas formativas relacionadas com as infâncias e com a juventude revela-se uma ferramenta importante para o desenvolvimento e sustentação do trabalho artístico-educativo.

 

Partilhar experiências, reflexões e conhecimentos, bem como potenciar a investigação sobre as práticas em contexto, constitui-se como uma das dimensões relevantes do Cantar Mais, de modo a que se possam encontrar caminhos diferenciados para lidar com as complexidades inerentes ao ato de aprender e de ensinar na contemporaneidade.

 

Selecione no submenu (acima) as TEMÁTICAS pretendidas e descubra os textos que partilhamos ou disponibilizamos.