The Cantar Mais (‘Singing More0) Glossary is organised alphabetically and its aim is to provide readers with a concise definition in each and every entry, for a quick, but clear, understanding of a large number of musical terms as well as other kinds of jargon typically associated with the wide range of artistic practices and performances proposed on our website, namely on the several songs pages to be more precise.
We have endeavoured to adapt and make each and every entry easy to grasp (or tumble to!), so that the whole glossary may serve as a handy tool for all users, whether or not they are musically trained, for instance; and of course, scientific validity has been kept, irrespective of our deliberate simplification here.
As often as not, our glossary team borrowed ‘a bit heavily’ from Michael Kennedy’s Oxford Dictionary of Music, (Lisbon, D. Quixote Publications, 1994), as well as Tomás Borba and Fernando Lopes Graças’ s Dictionary of Music I and II (2nd and 3rd editions - 3rd edition (Mário Figueirinhas Editor, 1996).
Progressão harmónica associada a um final de uma composição, secção ou frase de uma determinada música. Existem diferentes tipos de cadências como por exemplo a cadência perfeita, a cadência imperfeita, a cadência plagal, a cadência à dominante e a cadência interrompida.
Composição vocal normalmente com texto e de duração curta. Pode ser acompanhada ou a solo. Há canções de diferentes géneros musicais, como a música tradicional, a música ligeira ou a música erudita. Dentro de cada género existem vários tipos de canções como as canções de embalar ou as canções bailadas na música tradicional, e como o Lied alemão ou a Chanson francesa na música erudita. Na ópera utiliza-se o termo ária em vez de canção para designar uma peça cantada por um solista acompanhado pela orquestra.
O cânone simples é uma forma polifónica baseada na imitação, em que as vozes entram sucessivamente, imitando a linha melódica cantada por uma primeira voz, enquanto esta continua o seu caminho: é uma espécie de corrida onde a segunda nunca alcança a primeira.
Nome para uma série de peças musicais agrupadas tendo em consideração uma determinada unidade artística, numa determinada ordem, tendo como referência um tema específico ou contanto uma história.
Termo com um significado pouco preciso, mas que pode ser utilizado com dois tipos de significados: um para designar a música composta entre 1750 e 1830 e outro para designar a música clássica, como termo genérico com significado oposto a música ligeira ou tradicional, também vulgarmente designada música erudita.