The Cantar Mais (‘Singing More0) Glossary is organised alphabetically and its aim is to provide readers with a concise definition in each and every entry, for a quick, but clear, understanding of a large number of musical terms as well as other kinds of jargon typically associated with the wide range of artistic practices and performances proposed on our website, namely on the several songs pages to be more precise.
We have endeavoured to adapt and make each and every entry easy to grasp (or tumble to!), so that the whole glossary may serve as a handy tool for all users, whether or not they are musically trained, for instance; and of course, scientific validity has been kept, irrespective of our deliberate simplification here.
As often as not, our glossary team borrowed ‘a bit heavily’ from Michael Kennedy’s Oxford Dictionary of Music, (Lisbon, D. Quixote Publications, 1994), as well as Tomás Borba and Fernando Lopes Graças’ s Dictionary of Music I and II (2nd and 3rd editions - 3rd edition (Mário Figueirinhas Editor, 1996).
É uma categoria em que se incluem determinadas obras musicais, compositores ou correntes.
De uma maneira geral, designa grupos muito abrangentes como a música erudita, a música tradicional, a música indiana, a música ligeira, o Jazz, o Rock, mas também outros mais restritos como o Lied, a Ópera, o género sinfónico ou a música de câmara, o Fado, os espirituais negros ou os Blues. É muitas vezes entendido como estilo, embora na música erudita o estilo seja associado a um período temporal (como o renascimento, o barroco, o classicismo ou o romantismo) e na música ligeira ao estilo de um artista ou de um grupo. Género pode assim indicar um tipo de música, variedades de estilo e correntes musicais que apresentam semelhanças entre si.
Ato de passar gradualmente de um som aos seguintes, ascendentemente ou descendentemente, num contínuo sonoro.
Numeração de uma nota no que respeita à sua posição numa determinada escala.
Os graus podem ser pensados do ponto de vista melódico (ordem por que aparecem numa escala) ou de acordo com as suas funções harmónicas (conjunto de sons de cada acorde construído sobre cada grau de uma escala).
No sistema tonal os graus considerados mais importantes são o I grau (Tónica) e o V Grau (Dominante). Do ponto de vista harmónico, pertencem ao acorde de tónica três graus melódicos, que são os 1º, 3º e 5º sons da escala.