Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Training

Glossary

 

The Cantar Mais Glossary is organised alphabetically and its aim is to provide readers with a concise definition in each and every entry, for a quick, but clear, understanding of a large number of musical terms as well as other kinds of jargon typically associated with the wide range of artistic practices and performances proposed on our website, namely on the several songs pages to be more precise.

 

We have endeavoured to adapt and make each and every entry easy to grasp (or tumble to!), so that the whole glossary may serve as a handy tool for all users, whether or not they are musically trained, for instance; and of course, scientific validity has been kept, irrespective of our deliberate simplification here.

 

 

As often as not, our glossary team borrowed ‘a bit heavily’ from Michael Kennedy’s Oxford Dictionary of Music, (Lisbon, D. Quixote Publications, 1994), as well as Tomás Borba and Fernando Lopes Graças’ s Dictionary of Music I and II (2nd and 3rd editions - 3rd edition (Mário Figueirinhas Editor, 1996).

Rallentando (it.)

Abrandamento gradual do andamento de uma peça musical.

Refrão

O mesmo que estribilho: parte de uma canção que se repete no final de cada estrofe, quer no que diz respeito à letra quer à componente musical.

Ritmo

Termo usado com diferentes aceções. Ritmo é vida, já foi escrito, com referências ao respirar, bater do coração ou a todos os movimentos e sons regulares e não regulares.

As frases rítmicas, a parte rítmica de uma melodia ou o ritmo harmónico de uma obra musical, têm sons de durações e acentuações comparáveis e relacionadas.

Normalmente é a pulsação regular (ouvida ou sentida) que serve de valor de referência, que constitui um padrão que viabiliza a comparação entre a duração dos sons.

Rubato (it.)

Rubato ou tempo rubato, do italiano, tempo roubado, é um termo que se aplica à execução musical e que indica um retardamento ou um abandono momentâneo do andamento estrito - aquilo que é "roubado" em duração a uma ou mais notas é "compensado" mais adiante.

Ruído

Vulgo som desagradável ou de que não se gosta. Para Murray Schafer, há sons musicais e ruídos, que são os sons que não se consideram musicais. A classificação é completamente subjectiva e muda consoante o ouvinte, o produtor de sons ou o músico.

Na electrónica o ruído pode ser a percepção de um chiar (ruído branco), no processamento de sinais o ruído pode ser entendido como um sinal aleatório, um som que se caracteriza fisicamente por conter uma vibração não periódica.