A partir desta outra versão da canção, com um arranjo diferente:
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. Sugerimos, como indutor, a utilização de sons que representem animais ou outras sonoridades naturais, como o som do vento.
(Orientações para desenvolver esta exploração podem ser encontradas nestas propostas de aprendizagem do Cantar Mais: Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente e, depois, cantando. Nas estratégias e técnicas para o ensino das canções do Cantar Mais temos, entre outras, estas sugestões:
3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões Voz e acomp. e Acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.
4. Interpretar a canção completa de forma expressiva.
Para enriquecer a descoberta desta canção, visitar o conjunto de propostas de exploração para OUVIR, FAZER e CRIAR e OUTROS SABERES no outro som que esta Leonoreta tem.
Aprofundar o conhecimento sobre a obra e a vida do escritor Eugénio de Andrade, neste documentário, neste site do Instituto Camões ou ainda site do Plano Nacional de Leitura
Borboleta, borboleta,
flor do ar,
onde vais, que me não levas?
Onde vais tu Leonoreta?
Vou ao rio e tenho pressa,
não te ponhas no caminho.
Vou ver o jacarandá,
que já deve estar florido.
Leonoreta, Leonoreta,
que me não levas contigo.