Nesta secção do site poderá relembrar algumas orientações, princípios e estratégias sobre o ensinar e aprender uma canção.
Brincadeira: Fazer uma roda com uma criança no centro.
As crianças da roda cantam:
Ah, ah, ah minha machadinha.
Quem te pôs a mão, sabendo que és minha?
Sabendo que és minha, também eu sou tua.
Salta machadinha, prò meio da rua.
Aqui, a criança sai do centro da roda e canta sozinha:
No meio da roda, não hei-de ficar.
Eu hei-de ir à roda, escolher o meu par.
De seguida, a criança que está no centro escolhe uma das crianças da roda para ser a "machadinha" seguinte. No intelúdio, bater palmas conforme o arranjo, depois, repetir a brincadeira de roda.
O arranjo contém uma mistura de elementos tímbricos habitualmente associados a diferentes estilos, como é o caso do Cajon (flamenco) e o Shakere (tribal africana, latino-americana, etc.).
Com a ajuda dos elementos constantes na secção 'Análise musical da canção' procurar identificar os instrumentos/timbres do arranjo da canção.
(2 x cada verso)
Ah, ah, ah, minha machadinha.
Quem te pôs a mão sabendo que és minha?
Sabendo que és minha, também eu sou tua.
Salta machadinha, prò meio da rua.
No meio da rua não hei de ficar.
Eu hei de ir à roda, escolher o meu par.