Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Tradicionais

No alto daquela serra

Canção tradicional portuguesa associada à Dança de Roda e também ao Jogo do Lenço. Fazendo parte do repertório de inúmeros ranchos folclóricos, a sua interpretação e recriações tendem a adaptar e fundir o jogo com a dança.

Ouvir

 

Escutar e conhecer instrumentos que inspiraram o arranjo desta canção:

Intro
Coda

 

A
B

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).

 

4. Sugestão de interpretação para solista e coro.

 

  • O solista canta uma frase e o coro responde, por exemplo:

 

Solista - No alto daquela serra 

Coro - no alto daquela serra
Solista - está um lenço, está um lenço a acenar 

Coro - está um lenço, está um lenço a acenar

 

Criar

 

  • Criar gestos e/ou movimentos para acompanhar a canção. 
  • Em articulação com a área da Dança (e a partir da proposta "Dançar e movimento" na secção 'Outros Saberes'), procurar recriar a dança adaptada às novas ideias.
  • Na secção de tutoriais "Dançar Canções" encontrará formas criativas de explorar o movimento.

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

No alto daquela serra 

 

No alto daquela serra
está um lenço, está um lenço a acenar.
Dizendo viva quem ama,
morra quem, morra quem não tem amores.

 

No outro lado do monte
tem meu pai, tem meu pai um castanheiro.

Dá castanhas em outubro,
uvas brancas, uvas brancas em janeiro.

 

No alto daquela serra

está um lenço, está um lenço de mil cores.

Dizendo viva quem ama,
morra quem, morra quem não tem amores.

 
 
TAGS
serra, natureza, jogo, dança de roda
A Minha Lista