Escutar e conhecer instrumentos que inspiraram o arranjo desta canção:
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Sugestão de interpretação para solista e coro.
Solista - No alto daquela serra
Coro - no alto daquela serra
Solista - está um lenço, está um lenço a acenar
Coro - está um lenço, está um lenço a acenar
No alto daquela serra
está um lenço, está um lenço a acenar.
Dizendo viva quem ama,
morra quem, morra quem não tem amores.
No outro lado do monte
tem meu pai, tem meu pai um castanheiro.
Dá castanhas em outubro,
uvas brancas, uvas brancas em janeiro.
No alto daquela serra
está um lenço, está um lenço de mil cores.
Dizendo viva quem ama,
morra quem, morra quem não tem amores.