Ouvir e reconhecer os instrumentos que fazem parte do arranjo da canção, procurando distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um.
Legenda: A - Boomwhakers; B - Kalimba; C - Prato
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
De olhos vermelhos
e pelo branquinho,
aos saltos bem altos,
eu sou um coelhinho.
Comi uma cenoura,
com casca e tudo!
Ela era tão grande
que fiquei um barrigudo!
Dou saltos pra frente,
dou saltos pra trás.
Eu sou um coelhinho
que de tudo sou capaz.