Compreender e reconhecer os modos maior e menor.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Depois de aprendida a letra, cantar com a versão da fadista para interiorizar a melodia e a estrutura da canção.
5. Repetir o exercício utilizando a versão de acompanhamento e atribuindo o papel de fadista a diferentes elementos do grupo.
Em articulação com a área da Expressão Dramática procurar recriar a melodia através do movimento e gestos que possam ser tidos como uma interpretação da melodia, da dinâmica e da expressividade de quem canta.
No linho deste meu corpo
Todo bordado de espanto
Um coração quase morto
Bate nos fados que canto
Fado longe, fado perto
Fado distância de mim
Que às vezes é um deserto
Outras vezes um jardim
Entre todos os meus fados
Só este fado de amor
Nos junta quando afastados
Sendo menor, é maior