Fado escrito em Sol menor com um âmbito entre Sol 2 - Lá 3. A melodia é constituída por intervalos de 2ª (M e m), 3ª(M e m) 4ª e 5ª P. Apesar de existir uma linha melódica associada e mantendo-se a estrutura, cada intérprete pode adaptar e recriar a melodia.
A melodia resulta, em grande parte, da mistura da já referida linha melódica orientadora com o texto que se canta, ajustando-se os ritmos e notas à métrica das palavras e versos.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e escrito predominantemente com semínimas, colcheias, semi-colcheias e quiálteras. Pelas variações expressivas da interpretação da fadista a transcrição inclui ritmos ajustados para uma simplificação da leitura e compreensão da melodia.
O andamento é Adagietto, sem variações.
Forma estrófica (A) com variações.
A melodia é constituída por duas partes, com variações, que se repetem.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. | A | A' |A'' ||
Arranjo com abordagem tradicional ao estilo. A fadista é acompanhada por um trio de instrumentistas que tocam guitarra portuguesa, guitarra clássica, referida no fado muitas vezes como viola de fado, e guitarra baixo em versão acústica. As funções de cada instrumento estão bem definidas e concentradas nos propósitos de ornamentar a linha melódica e dar suporte harmónico e rítmico ao intérprete.
Direção musical - Gilberto Costa e João Tiago Oliveira
Fados interpretados por Yola Dinis - Voz; Pedro Viana - Guitarra portuguesa; João Tiago Oliveira - Guitarra; Frederico Gato - Baixo acústico.
Gravado, misturado e masterizado por Frederico Gato.
Transcrição, edição de partituras e vídeo por Carlos Gomes e Gilberto Costa.
No linho deste meu corpo
Todo bordado de espanto
Um coração quase morto
Bate nos fados que canto
Fado longe, fado perto
Fado distância de mim
Que às vezes é um deserto
Outras vezes um jardim
Entre todos os meus fados
Só este fado de amor
Nos junta quando afastados
Sendo menor, é maior