Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Fado

Bailarico saloio

Fado tradicional pertencente à categoria dos "bailaricos" com texto associado à tradição das danças e do folclore português. Versão cantada para o Cantar Mais pela fadista Yola Dinis

Ouvir +

 

  • Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra PortuguesaBaixo acústico e Guitarra
  • Procurar distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um dos instrumentos. 

 

A
Baixo
B
Guitarra
C
Guitarra Portuguesa
ABC
Trio

 

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).

 

4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.

 

​Sugestão: Numa primeira abordagem, a fadista canta os dois primeiros versos e o coro canta a resposta. 

 

Exemplo: 

  • Fadista -  Ainda agora aqui cheguei / já me mandaram cantar
  • Coro -      Ó i ó ai! já me mandaram cantar. 
  • Fadista -  Sou criada de servir / Não me posso demorar
  • Coro -      Ó i ó ai! não me posso demorar

 

5. Repetir o exercício utilizando a versão de acompanhamento e atribuindo o papel de fadista a diferentes elementos do grupo.

 

6. Acompanhar a canção.

 

  • Escutar a versão apresentada e identificar as secções onde se ouve as palmas.
  • Analisar e praticar isoladamente o padrão que aqui se apresenta. 
  • Tocar o excerto e executar o padrão em simultâneo, repetir várias vezes se necessário. 
  • Tocar qualquer uma das versões sem palmas e executar o padrão para interiorizar onde se toca.
  • Cantar a canção completa e executar o padrão expressivamente.

 

 

A
Demonstração

Criar +

 

  • Pesquisar sobre danças de roda tradicionais, folclore, ou outra forma de expressão, e criar uma coreografia ou conjunto de gestos para acompanhar a canção. Sugerimos que se desenvolva a partir do trabalho feito com o padrão de acompanhamento abordado no ponto anterior.
  • Consultar a secção Tutoriais - Dançar canções onde estão disponíveis sugestões de abordagem ao movimento, exercícios e exemplos práticos. 

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Bailarico saloio

 

Ainda agora aqui cheguei

Já me mandaram cantar

Ó i ó ai! já me mandaram cantar!

Sou criada de servir

Não me posso demorar

Ó i o ai! não me posso demorar! 

 

O Bailarico saloio

Não tem nada que saber

Ó i ó ai! não tem nada que saber!

É andar com um pé no ar

Outro no chão a bater

Ó i ó ai! outro no chão a bater!

 

Anda lá para adiante

Que eu atrás de ti não vou

Ó i ó ai! que eu atrás de ti não vou!

Não me pede o coração

Amar a quem me deixou

Ó i ó ai! amar a quem me deixou!

 

O Bailarico saloio (...)

 

Ai! Ó i ó ai! outro no chão a bater

Ó i ó ai! não tem nada que saber!

TAGS
Fado, Yola Dinis, saloio
A Minha Lista