1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.
Sugestão: Numa primeira abordagem, a fadista canta os dois primeiros versos e o coro canta a resposta.
Exemplo:
5. Repetir o exercício utilizando a versão de acompanhamento e atribuindo o papel de fadista a diferentes elementos do grupo.
6. Acompanhar a canção.
Ainda agora aqui cheguei
Já me mandaram cantar
Ó i ó ai! já me mandaram cantar!
Sou criada de servir
Não me posso demorar
Ó i o ai! não me posso demorar!
O Bailarico saloio
Não tem nada que saber
Ó i ó ai! não tem nada que saber!
É andar com um pé no ar
Outro no chão a bater
Ó i ó ai! outro no chão a bater!
Anda lá para adiante
Que eu atrás de ti não vou
Ó i ó ai! que eu atrás de ti não vou!
Não me pede o coração
Amar a quem me deixou
Ó i ó ai! amar a quem me deixou!
O Bailarico saloio (...)
Ai! Ó i ó ai! outro no chão a bater
Ó i ó ai! não tem nada que saber!