Criar uma coreografia mimada ou dançada para a canção, interligando a música cantada com movimento/dança. (Reforçar a marcação do 1.º tempo de cada compasso com percussão corporal pode ajudar a interiorizar a alternância dos compassos.)
Tendo por base a temática da canção (e adaptando-a ou não à época a que a mesma se reporta), criar ou improvisar um pequeno diálogo, definir personagens, espaço cénico e adereços e levar a cabo um momento de representação que incorpore a interpretação da canção ou a sua audição (versão instrumental). Para apoiar e desenvolver estas ideias aconselha-se a consulta deste site.
Explorar uma transformação do texto da canção introduzindo, por exemplo, alterações ao nível de vocabulário e formas verbais de modo a torná-lo mais atual. Aproveitar algumas palavras do poema para discutir as transformações que uma língua pode sofrer, nomeadamente ao nível da sua grafia.
Pesquisar e dar a conhecer a história do vestuário e do calçado, com especial enfoque na época do renascimento, de que data esta canção.
Não tragais, não tragais borzeguis pretos
Que na corte são defesos
Ora com borzeguis pretos
Não tragais, não tragais o que defeso
Porque quem trae o vedado
Anda sempre, anda sempre aventurado
A ser vexado e preso
Verem-vos, verem-vos andar aceso
Ora en cuydados secretos
Ora com borzeguis pretos