Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Musical theater / Song cycles

Pelo aroma das sílabas - VI Telegrama do príncipe para a Branca de Neve

Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:

 

Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...

Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.

Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.

Paulo Bastos

 

 

Telegrama do Príncipe para a Branca de Neve é a sexta canção do Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor a Sónia, a canção tem por base um poema de Alice Vieira, que é uma mensagem do príncipe para a Branca de Neve em que este lhe faz recomendações que procuram evitar o desfecho conhecido desta história.

            

Língua Portuguesa

 

  • Conhecer a história de “Branca de Neve e os Sete Anões”, na versão dos irmãos Grimm ou nas diversas adaptações existentes.
  • A partir dos conselhos sugeridos pela canção criar um enredo ou um desfecho alternativo para a história.
  •  Partindo da ideia do telegrama, conhecer e investigar a evolução dos meios de comunicação escritos. (cartas, telegramas, e-mails)

 

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Telegrama do príncipe para a Branca de Neve

 

Não esqueças conselhos.


Não abras a porta.


Não fales a estranhas.


Não ouças a bruxa.


Não lhe aceites prendas.


Não morras assim.


Cospe a maçã
e espera por mim.

TAGS
moral valores amor
My List