Canção tradicional alentejana cuja temática é a despedida da Padeirinha por quem toda a gente chora, bate no chão e acerta a pancada.
 
Não sendo a mesma melodia, o cante da Padeirinha poderá estar relacionado com o Canto da Verónica, a que o povo chama "a padeirinha" que é entoado na procissão do Enterro do Senhor, em Sexta-feira de Paixão. A procissão noturna percorre as ruas da localidade. As figuras dos irmãos da Misericórdia, o bater das matracas, o ritmo dos tambores e o canto da Verónica dão à cerimónia um caráter de grande gravidade.
F. Lopes-Graça diz não ter este canto da Verónica nada a ver com a música litúrgica da Igreja, "antes é do tipo das antigas melodias de ar livre, muito comum nas regiões da bacia do Mediterrâneo".
Disc. M. Giacometti/F. Lopes-Graça (1/1), (1/4), (XII), (XVII), (XVIII) e (XX).
 
TEXTO e RITMO
 
 
	- Conversa sobre o termo Padeirinha, a profissão e a diferença entre dizer Padeira e Padeirinha.
 	- Ouvir/ler e reproduzir a letra desta canção. Que termos não conhecem? Que termos não se usam tanto hoje?
 	- Conversar sobre a mensagem da letra da canção.
 	- Reproduzir a letra com o ritmo da canção.
 	- Jogos sonoros com vozes de rapazes e vozes de raparigas na repetição das frases, com entoações diferentes, por exemplo, dizer a frase com voz triste e a repetição alegre ou com uma intensidade Forte e a repetição fraca.
 	- Substituir as palavras por batimentos, ou seja, o ritmo da canção realizado com timbres corporais ou instrumentais.
 
 
 
MELODIA E FORMA
 
	- Ouvir e reproduzir a melodia da canção por frases.
 	- Descobrir frases iguais e diferentes.
 	- Cantar toda a canção com a letra.
 	- Inverter a letra da canção para uma canção de alegria e festejo: que palavras se podem substituir?
 
 
 
SABER MAIS
	- Ouvir outras versões da canção
 
Pedro Mestre e José Rosa Valente “Padeirinha”
 
José Rosa Valente e Paulo Colaço “Padeirinha”