This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Authored songs

Tudo ao contrário

Composição de Nuno J. G. Jacinto  sobre um poema de Luísa Ducla Soares, canção premiada com o 2º lugar no 1.º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Poemas Portugueses, promovido pela Associação Portuguesa de Educação Musical e apoiado pelo INATEL.

Nas palavras do compositor, "o poema de Luísa Ducla Soares pretende reportar o absurdo de um menino que queria tudo ao contrário, reportando à casmurrice que às vezes pauta em alguns dos pequeninos que conhecemos. É um retrato engraçado e apelativo à imaginação. Desta feita, a criação musical aqui proposta pretende criar num ambiente alegre e animado, um “absurdo”, através da inversão – a provocação do contrário - de vários elementos musicais que encontramos tradicionalmente na música tonal, em quadratura e na música para crianças." 

 

 

OUVIR

 

Movimentos sonoros contrários.

 

  • Ascendente e descendente 
Ascend.
Descend.

 

  • Som invertido [reverse]. Gravado e modificado digitalmente.
Voz
[Reverse]
Música
[Reverse]

FAZER 

 

Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, técnicas e estratégias para ensinar uma canção. 

Pelas características únicas de cada canção, cada criança, grupo ou contexto, as formas de fazer serão diversas, neste caso, sugerimos:

  • Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
  • Relacionar as canções com a vida do dia a dia.
  • Com as crianças em círculo, introduzir o texto da canção: o professor diz uma frase, com o ritmo, e as crianças repetem.
  • Repetir esta estratégia para a aprendizagem da melodia da canção.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.
  • Explorar os sons do corpo e/ou dos instrumentos, improvisando eventuais acompanhamentos para as canções.

Pelas suas particularidades rítmicas e melócicas.

  • Escutar frase a frase por forma a interiorizar a melodia.
  • Dizer as frases ritmicamente.
  • Na última frase, alertar para a alteração do andamento. 

 

CRIAR

 

Inventar uma letra "surrealista" para a canção, ou inventar uma canção a partir do mesmo conceito de absurdo e de invulgar.

 

  • Escrever palavras de trás para a frente
  • Dizer palavras ao contrário
  • Juntar sílabas de palavras diferentes
  • Substituir palavras ou frases por outras.
Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Tudo ao contrário


O menino do contra
queria tudo ao contrário:
deitava os fatos na cama...

[- Ah sim?]
e dormia no armário.

Das cascas dos ovos
fazia uma omelete,
para tomar banho
usava... [- O quê?] a retrete.

Andava, corria
de pernas para o ar,
se estava contente,
punha-se a chorar.

Molhava-se ao sol,
secava na chuva
e em cada pé
usava uma luva.

Escrevia no lápis
com um papel,
achava salgado
o sabor do mel.

No dia dos anos
teve dois presentes:
um pente com velas,
um bolo com dentes. 
 

TAGS
Luísa Ducla Soares, Nuno Jacinto
My List