Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Early music

Entra Mayo y sale Abril

Entra Mayo y sale Abril é uma canção de autor anónimo do século XVI de temática amorosa e celebração da primavera. Faz parte da polifonia profana ibérica da época do Renascimento, integrando o Cancionero do Palacio (cancioneiro castelhano).

Estudo do meio

 

- Conhecer a tradição das 'Maias', e as suas manifestações no nosso país.

 

- A origem do nome do mês de Maio está relacionada com uma homenagem a duas deusas, Maia e Flora, que, na mitologia romana, eram as responsáveis pela primavera e pelo crescimento das flores. Pesquisar e saber mais sobre as origens dos nomes por que hoje conhecemos cada um dos meses do ano, (por ex. aqui).

 

Dança e Expressão Dramática

 

O ambiente sonoro da introdução da canção, uma marcha solene, acompanha a entrada do mês de Maio em cena, e depois de cantada a canção, pode imaginar-se Abril a sair ao mesmo ritmo. 

Desenvolvendo este conceito de marcha, explorar vários andamentos (mais rápidos e mais lentos) em sequência ou em simultâneo, e criar uma coreografia para dramatizar a canção.

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Entra Mayo y sale Abril,

tan garridico le vi venir.

 

Entra Mayo

con sus flores,

sale Abril

con sus amores,

y los dulces amadores

comienzan a bien servir.

TAGS
Música Antiga, amor, flores, maias, primavera, estações, natureza
A Minha Lista