Dizer o texto em diferentes andamentos;
Omitir palavras previamente combinadas;
Criar mímicas alusivas ao texto;
Criar ostinatos rítmicos para acompanhar a canção, preferencialmente executados pelo adufe.
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Identificação dos instrumentos utilizados no arranjo da canção.
Explorar com as crianças o conceito de canção tradicional:
Em que contexto surgiram;
Em que contexto eram interpretadas;
Explorar canções tradicionais, instrumentos e danças caraterísticas da região de onde as crianças são originárias e de outras regiões diferentes;
Sensibilizar as crianças para a importância da preservação e divulgação do património musical tradicional, não deixando perder a identidade cultural portuguesa.
Outros arranjos da canção – ouvir outras interpretações da canção e identificar semelhanças e diferenças a nível de tonalidade, melodia, letra, instrumentos, vozes, género musical, andamento e forma, entre outras. (Exemplos de outros arranjos e interpretações: Teresa Salgueiro; José Afonso; Lula Pena; Sebastião Antunes e Quadrilha; Adufes e voz).
Senhora do Almurtão,
Minha tão linda arraiana!
Virai costas a Castela,
Não queirais ser castelhana.
Senhora do Almurtão,
Quem tendes por companhia?
O divino São Romão,
Capitão da Mouraria.