A melodia está na tonalidade de ré menor (hexacorde) e tem um âmbito de 6ª menor [Ré 3 – Si b 3]. È depois transposta para o hexacorde de mi menor, ficando com um âmbito de 6ª menor [Mi 3 – Dó 4] e alargando âmbito do que é cantado para [Ré 3 - Dó 4].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M), salientando-se os começo de frase com o arpejo ascendente do acorde de tónica.
A melodia pode ser considerada modal, já que é utilizado um hexacorde do modo de lá (dito eólio).
A melodia está escrita recorrendo à alternância dos compassos 2/4, binário de tempos de divisão binária, e 3/4, ternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com valores de maior duração no final de frases. Destacam-se as entradas em anacruse e o aparecimento da célula [semínima com ponto + colcheia].
O andamento é moderado (Moderato), com variações de andamento na introdução instrumental.
A canção tem uma só frase (A), com antecedente e consequente (ab).
Nesta versão a frase é cantada seis vezes, com metade das estrofes cantadas na tonalidade de ré m e as restantes em mi menor. A primeira estrofe em cada tonalidade, repete o mesmo texto.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. A A A Interl. A A A.
A instrumentação inclui os tímpanos, a caixa, o bombo e o bordão da gaita de foles, na introdução, e ainda contrabaixo, na parte A.
No interlúdio, com a primeira mudança de tonalidade, para Mi m, a melodia é tocada por gaita de foles acompanhada pela caixa e pelos tímpanos. Mesmo no final, na mudança de tonalidade para Fá# m, ouvem-se o wind shine e o gongo chinês.
Senhora do Almurtão,
Minha tão linda arraiana!
Virai costas a Castela,
Não queirais ser castelhana.
Senhora do Almurtão,
Quem tendes por companhia?
O divino São Romão,
Capitão da Mouraria.