Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Tradicionais

Meu lírio roxo

Meu lírio roxo do campo é uma canção tradicional portuguesa, associada à região do Alentejo, cujo tema central é o amor.

GÉNERO MUSICAL

 

Explorar com as crianças o cante alentejano:

 

 

Propor ouvir exemplos de cante alentejano e seguidamente explorar questões relacionadas com a formação dos grupos e com questões de funcionamento, chamando atenção para as funções do Ponto, o solista que canta os primeiros versos, do Alto, que canta uma terceira acima e do Coro, que canta no mesmo registo do Ponto.

 

Escutar outras versões da canção Meu lírio Roxo e procurar que as crianças reconheçam elementos anteriormente abordados.

 

Propor a visita ao site do Museu da Fala e explorar questões relacionadas com o tema. No final do site encontrará um conjunto de questões, em jeito de questionário online, que poderá tentar responder para avaliar os conhecimentos sobre o cante. 

 

 

 

TEXTO E RITMO

 

Declamar o texto por frases;

 

1.

Executar o ritmo por frases com recurso a percussão corporal (ex. primeiras duas frases, que são ritmicamente idênticas, em palmas; terceira frase batendo as mãos nas pernas; e quarta frase batendo os pés no chão);

 

2.

Executar o ritmo por frases com percussão corporal e, simultaneamente, declamar o respetivo texto.

Numa fase inicial, a aprendizagem poderá realizar-se por imitação, com o Professor a demonstrar primeiramente o exercício e os alunos a repetir o mesmo imediatamente a seguir.

 

 

MELODIA E FORMA

 

Cantar a melodia por frases, primeiramente sem texto e seguidamente com texto (após domínio da melodia);

Selecionar três crianças para, individualmente, cantar a primeira frase de cada estrofe a solo (simbolizando o ponto) e atribuir as restantes frases das estrofes às outras crianças (o coro); em cada interpretação da canção poderão ser selecionadas três crianças diferentes, de forma a todas cumprirem a função de ponto e permitindo que a canção possa ser consolidada sem nunca ser interpretada da mesma forma; numa fase posterior poderá ainda complexificar-se a interpretação da canção com a atribuição da função de alto a uma criança ou conjunto de crianças;

Enfatizar os termos “Ai! Ai!”, em coro, com auxílio de gestos escolhidos pelas crianças.

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Meu lírio roxo

 

Meu lírio roxo do campo,

criado na primavera.

Quem me dera, amor, saber, Ai! Ai!

A tua intenção qual era!

 

A tua intenção qual era,

qual era o teu proceder.

Meu lírio roxo do campo, Ai! Ai!

Quem te pudesse ir colher.

 

Quem te pudesse ir colher.

Oh! meu amor quem me dera!

Desejava, amor, saber, Ai! Ai!

A tua intenção qual era!

TAGS
cante natureza amor Alentejo
A Minha Lista