Explorar com as crianças o cante alentejano:
Propor ouvir exemplos de cante alentejano e seguidamente explorar questões relacionadas com a formação dos grupos e com questões de funcionamento, chamando atenção para as funções do Ponto, o solista que canta os primeiros versos, do Alto, que canta uma terceira acima e do Coro, que canta no mesmo registo do Ponto.
Escutar outras versões da canção Meu lírio Roxo e procurar que as crianças reconheçam elementos anteriormente abordados.
Propor a visita ao site do Museu da Fala e explorar questões relacionadas com o tema. No final do site encontrará um conjunto de questões, em jeito de questionário online, que poderá tentar responder para avaliar os conhecimentos sobre o cante.
Declamar o texto por frases;
Executar o ritmo por frases com recurso a percussão corporal (ex. primeiras duas frases, que são ritmicamente idênticas, em palmas; terceira frase batendo as mãos nas pernas; e quarta frase batendo os pés no chão);
Executar o ritmo por frases com percussão corporal e, simultaneamente, declamar o respetivo texto.
Numa fase inicial, a aprendizagem poderá realizar-se por imitação, com o Professor a demonstrar primeiramente o exercício e os alunos a repetir o mesmo imediatamente a seguir.
Cantar a melodia por frases, primeiramente sem texto e seguidamente com texto (após domínio da melodia);
Selecionar três crianças para, individualmente, cantar a primeira frase de cada estrofe a solo (simbolizando o ponto) e atribuir as restantes frases das estrofes às outras crianças (o coro); em cada interpretação da canção poderão ser selecionadas três crianças diferentes, de forma a todas cumprirem a função de ponto e permitindo que a canção possa ser consolidada sem nunca ser interpretada da mesma forma; numa fase posterior poderá ainda complexificar-se a interpretação da canção com a atribuição da função de alto a uma criança ou conjunto de crianças;
Enfatizar os termos “Ai! Ai!”, em coro, com auxílio de gestos escolhidos pelas crianças.
Meu lírio roxo do campo,
criado na primavera.
Quem me dera, amor, saber, Ai! Ai!
A tua intenção qual era!
A tua intenção qual era,
qual era o teu proceder.
Meu lírio roxo do campo, Ai! Ai!
Quem te pudesse ir colher.
Quem te pudesse ir colher.
Oh! meu amor quem me dera!
Desejava, amor, saber, Ai! Ai!
A tua intenção qual era!