Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Ciclo Eugénio de Andrade - Não quero, não

Não quero, não é um poema de Eugénio de Andrade, musicado por Manuela Encarnação e com arranjo para voz e piano da autoria de Carlos Garcia.

Este poema e outros poemas para crianças, dedicados pelo poeta ao seu afilhado Miguel, foram publicados em 1986 sob o título Aquela Nuvem e Outras.

Não quero, não é a expressão de um desejo e de uma vontade de um certo mundo.

Ouvir +

 

A partir desta outra versão da canção, com um arranjo diferente:

  • descobrir e identificar as principais características de cada sonoridade com que se veste;
  • explorar diferentes formas de a interpretar, dando-lhe o caráter diversificado que ela pode ter.

 

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. Sugerimos, como indutor, a utilização de sons que representem animais ou outras sonoridades naturais, como o som do vento.

(Orientações para desenvolver esta exploração podem ser encontradas nestas propostas de aprendizagem do Cantar Mais: Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, só com o texto declamado, expressivamente e, depois, cantando. Nas estratégias e técnicas para o ensino das canções do Cantar Mais temos, entre outras, estas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre (voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica (voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
  • Para auxiliar a aprendizagem da canção e aprender a estrutura musical (forma), podem associar-se a melodias iguais movimento/gestos semelhantes.
  • Depois de aprendidas, juntar todas as partes (movimentos/gestos e texto) da canção.

 

3. Reconhecer e praticar a entrada das vozes utilizando as versões de Voz e acomp. e de Acompanhamento, de modo a apropriar-se a forma da canção.

 

4. Interpretar a canção completa de forma expressiva. 

 

Para enriquecer a descoberta desta canção, visitar o conjunto de propostas de exploração para OUVIR, FAZER e CRIAR e OUTROS SABERES no outro som que esta Não quero, não tem.

 

Saber +

 

Aprofundar o conhecimento sobre a obra e a vida do escritor Eugénio de Andrade, neste documentário, neste site do Instituto Camões ou ainda site do Plano Nacional de Leitura

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Não quero, não

 

Não quero,

não quero, não,

ser soldado nem capitão

 

Quero um cavalo só meu,

seja baio ou alazão,

sentir o vento na cara,

sentir a rédea na mão.

 

Não quero,

não quero, não,

ser soldado nem capitão

 

Não quero muito do mundo:

quero saber-lhe a razão,

sentir-me dono de mim,

ao resto dizer que não.

 

Não quero,

não quero, não,

ser soldado nem capitão

TAGS
Eugénio de Andrade, animais, soldado, Garcia, PNL
A Minha Lista