A canção fala do "Hotaru", que é como se diz pirilampo em japonês, mas nós por cá até temos o Pirilampo-lusitânico. São insetos da ordem dos Coleópteros, pertencentes à família Lampyridae, por outras palavras, são organismos bioluminescentes. Estas expressões em latim são a designação cientifica das espécies. Aqui, podes esclarecer o que significam e ficar conhecer melhor este pirilampo, e até algumas curiosidades interessantes.
Para conhecer outras espécies:
Apesar de muito afastados, sabias que os portugueses foram os primeiros europeus a aportar no Japão? Foi em 1543 e, a partir dessa data, pela interação entre culturas, foi inevitável que algumas palavras da língua japonesa tenham tido origem do Português. A maior parte destas palavras referem-se a produtos e costumes que chegaram pela primeira vez ao Japão através dos comerciantes portugueses, sendo que haverá mais de quatrocentas palavras japonesas com origem no português. Aqui ficam alguns exemplos.
Propomos um jogo de sonoridades:
No Cantar Mais já temos uma canção em japonês, chama-se Sakura, e é sobre as cerejeiras em flor. Que tal experimentar cantar em japonês para perceber melhor a língua e cultura? Já agora, fica atento aos instrumentos dessa canção.
O, o, o pirilampo
Luz e reluz toda a noite a piscar
Ponto por ponto, farol do jardim
O, o, o pirilampo