A melodia parece ter o seu rest tone (repouso “tonal”) na nota mi e uma escala com cinco notas, que se pode organizar como [mi-fá lá-si-do], não sendo pentatónica por ter meios tons diatónicos. Na perspectiva analítica da música ocidental, pode dizer-se que a melodia se insere num hexacorde do modo de mi e tem um âmbito de 9ª menor [Si 2 – Dó 4].
É constituída quase exclusivamente por notas repetidas e graus conjuntos com algumas 3ª M e intervalos de 7ª m, 6ª M e 4ª A, por esta ordem, entre motivos melódicos.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e escrito em semínimas, mínimas e pares de colcheias, com uma semibreve terminando a canção. O ritmo é silábico e muito semelhante em toda a canção.
O andamento é lento (Larghetto), sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes (AB), que são precedidas por um motivo de um compasso (*), acompanhando a palavra “Sakura” (flor de cerejeira), antes da frase A, e a palavra “Isaya” (Pai celestial), antes da frase B.
A parte A é constituída por (ab) e a parte B por (cd).
O conjunto descreve-se pelo plano formal **AA*B , designando os asteriscos o motivo melódico de um compasso com que são cantadas as palavras (Sakura e Isaya).
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. **AA*B Coda.
Tem uma sonoridade oriental. A melodia é acompanhada por percussão (gongo e janggu) e instrumentos de corda (kot, santoor, guzheng e shamisen). Inclui uma introdução de 4 compassos tocada pelos referidos instrumentos de corda tradicionais japoneses, seguindo-se a parte cantada, introduzida pelo gongo, que também conclui a Coda.
Sakura, sakura
Yayoi no sora wa
Miwatasu kagiri
Kasumi ka kumo ka
Nioi zo izuru
Izaya Izaya
Mini Yukan