Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Fado

Filha das ervas

Fado de Carlos Gonçalves popularizado por Amália Rodrigues  e cantado para o Cantar Mais pela fadista Yola Dinis.

Ouvir + 

 

  • Escutar aqui a versão cantada por Ana Mouraaqui a versão gravada por Amália Rodrigues.

  • Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra. Neste fado pode escutar-se uma segunda guitarra portuguesa.

  • Procurar distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um dos instrumentos. 

 

ABCD
A
B
C
D

Legenda: A - Baixo acústico; B - Guitarra, C - Guitarra Portuguesa; D - Guitarra Portuguesa, 2ª voz. 

 

Fazer +

 

1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)

 

2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.

 

3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado , mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
  • Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior). Por exemplo, não cantar as palavras ou expressões que se relacionem com plantas. 

 

4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.

 

  • Cantar em grupo o refrão, partes B.
  • Alternar solista na estrofe, partes A. 

 

5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento. 

 

Criar +

 

  • Em articulação com a área de Estudo do Meio, reinventar o fado substituindo no texto as palavras relacionadas com plantas e ervas por outras escolhidas pelas crianças. (Pesquisar aqui).
  • Em articulação com a área da Expressão Dramática procurar recriar a melodia através do movimento e gestos que possam ser tidos como uma interpretação da melodia, da dinâmica e da expressividade de quem canta.

 

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Sou filha das ervas

 

Trago o alecrim

Trago saramago

Cheira-me a jasmim

O resto que trago

 

Trago umas mezinhas

Para o coração

Feitas das ervinhas

Que apanhei no chão

 

Sou filha das ervas

Nelas me criei

Comendo as azedas

Todas que encontrei           

 

Atrás das formigas

Horas que passei

Sou filha das ervas

E pouco mais sei

 

- Rosa desfolhada

Quem te desfolhou?

- Foi a madrugada

Que por mim passou

 

Foi a madrugada

Que passou vaidosa

Deixou desfolhada

A bonita rosa

 

Sou filha das ervas [...]

 

Ramos de salgueiro

Terra abrindo em flor

Amor verdadeiro

É o meu amor

 

Papoila que grita

No trigo doirado

Menina bonita

Rainha do prado

 

Sou filha das ervas [...]

 

TAGS
Fado, Amália Rodrigues, natureza, amor, Carlos Gonçalves
A Minha Lista