Escutar aqui a versão cantada por Ana Moura e aqui a versão gravada por Amália Rodrigues.
Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra. Neste fado pode escutar-se uma segunda guitarra portuguesa.
Procurar distinguir e dialogar sobre características tímbricas e de função musical de cada um dos instrumentos.
Legenda: A - Baixo acústico; B - Guitarra, C - Guitarra Portuguesa; D - Guitarra Portuguesa, 2ª voz.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.
5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento.
Trago o alecrim
Trago saramago
Cheira-me a jasmim
O resto que trago
Trago umas mezinhas
Para o coração
Feitas das ervinhas
Que apanhei no chão
Sou filha das ervas
Nelas me criei
Comendo as azedas
Todas que encontrei
Atrás das formigas
Horas que passei
Sou filha das ervas
E pouco mais sei
- Rosa desfolhada
Quem te desfolhou?
- Foi a madrugada
Que por mim passou
Foi a madrugada
Que passou vaidosa
Deixou desfolhada
A bonita rosa
Sou filha das ervas [...]
Ramos de salgueiro
Terra abrindo em flor
Amor verdadeiro
É o meu amor
Papoila que grita
No trigo doirado
Menina bonita
Rainha do prado
Sou filha das ervas [...]