Escutar aqui a versão cantada por Maria Teresa de Noronha e esta outra versão que se afasta da interpretação típica do fado.
Ouvir e reconhecer os instrumentos que tocam no fado. Neste caso, a formação tradicional composta por Guitarra Portuguesa, Baixo acústico e Guitarra.
Procurar distinguir e dialogar sobre as características, tímbricas e de função musical, de cada um dos instrumentos.
Legenda: A - Guitarra; B - Guitarra Portuguesa; C - Baixo.
1. Antes de cantar a canção, poder-se-ão realizar alguns exercícios de aquecimento vocal. (Consultar as orientações apresentadas em Aquecimento Vocal e Tutoriais.)
2. Criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
3. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
4. Utilizar a versão cantada pela fadista para compreender como a melodia se desenvolve.
5. Repetir o exercício utilizando a versão com melodia e depois a versão de acompanhamento.
Chorava por te não ver
Por te ver eu choro agora
Mas choro só por querer
Querer ver-te a toda a hora
Passa o tempo de corrida
Quando falas eu te escuto
Nas horas da nossa vida
Cada hora é um minuto
Quando estás ao pé de mim
Sinto-me dona do mundo
Mas o tempo é tão ruim
Tem cada hora um segundo
Deixa-te estar a meu lado
E não mais te vás embora
Para meu coração, coitado,
Viver na vida uma hora