"Ribeira vai cheia" é uma canção, também denominada moda, que integra o Cancioneiro Popular do Baixo Alentejo. Sendo uma canção de tradição oral e mantendo uma matriz de texto ela é frequentemente adaptada integrando quadras ou variações associadas ao local onde se canta. Apesar de se integrar na categoria do Cante Alentejano é comum ser acompanhada por cordofones tradicionais do Alentejo, como é caso da Viola Campaniça.
Fazer +
1. A aprendizagem do Cante como tradição oral é feita essencialmente por imitação, pelo que sugerimos estratégias aproximadas do contexto tradicional.
- Escutar a canção na versão com voz e acompanhamento e criar um ambiente para a contextualização das canções. Por exemplo, fazer perguntas sobre a temática da canção, contar uma história, motivar as crianças para fazerem relatos ou debates sobre o tema, criar personagens, fazer mímicas, reinventar histórias, etc., integrando experiências multissensoriais.
- Fazer uma análise da canção procurando que as crianças reconheçam a estrutura da canção, a alternância entre o coro e o ponto (designação do elemento solista) e o acompanhamento, neste caso, feito pela Viola Campaniça.
2. Ensinar a letra da canção por imitação/reprodução de pequenas frases. Primeiro, poderá ser só com o texto, declamado expressivamente, e depois cantando. (Ver Estratégias e técnicas para o ensino das canções). Deixamos algumas sugestões:
- Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre ( voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica ( voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).
- Fazer o jogo de não cantar algumas palavras ou frases da canção, sugerimos por versos. Pedir às crianças que interrompam o canto numa frase ou palavra e que continuem nas outras frases ou palavras seguintes (desenvolvimento da audição interior).
3. Utilizando a versão de acompanhamento propor que o ponto seja interpretado por diferentes crianças alternadamente.