Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Autor

Sarapico

"Sarapico” é uma canção baseada numa conhecida lengalenga popular. Sobre um ostinato criado pelo triângulo e pelo clarinete baixo sobressaem a flauta, o oboé e o clarinete com colcheias acentuadas que tanto surgem em simultâneo como de forma desfasada. No fundo, reportando assim para as beliscaduras que eram constantes nessa brincadeira de criança.

Esta composição teve direito a uma menção honrosa no 3.º Concurso de Composição de Canções para Crianças sobre Literatura Oral e Tradicional Portuguesa, uma iniciativa da Associação Portuguesa de Educação Musical.

Ouvir

 

No arranjo desta canção, escrito propositadamente para este poema, podemos ouvir um conjunto de instrumentos que parecem representar movimentos dos pássaros saltitando entre lugares e brincadeiras de crianças. Para conhecer melhor os instrumentos, reunimos aqui alguns vídeos ilustrativos. Basta seguir a hiperligação.

 

 

"Pico pico, sarapico" é uma expressão popular, sendo que, em alguns locais, se diz "saranico ou serapico".

Existem várias canções com origem na mesma expressão. Podes escutar esta, do compositor Sérgio Azevedo, e esta, interpretada pela Xarabanda, com cariz mais tradicional.

 

Fazer

 

Na secção Ensinar e Aprender encontrará um conjunto de sugestões, estratégias e formas diversificadas de aprender. Para esta canção sugerimos alguns passos: 

 

  • Ouvir a canção com a partitura de forma a apropriar-se da música.
  • Identificar as frases melódicas de cada canção.
  • Verificar a relação do texto com o ritmo e com a melodia.
  • Cantar a canção.
  • Cantar a canção com o acompanhamento áudio de forma a interiorizar o tempo e a estrutura da canção.

 

 Para trabalhar outros aspetos da canção:

 

  • Jogos de exploração de sonoridades da voz falada: timbre (voz assustadora, voz da bruxa, voz doce, voz triste, etc.), dinâmica (voz suave, forte, cada vez mais forte, cada vez mais fraca, etc.), articulação (soletrar cada sílaba, cada palavra, muito bem explicado, mexendo bem a boca), altura (sons agudos e graves), tempo (rápido, lento, cada vez mais rápido, cada vez mais lento).

 

Pintar, contar e gravar...

 

O desafio, agora, é ilustrar e dizer o poema de forma expressiva e criativa. Com esta paisagem sonora, sugerimos uma leitura do poema em que, a cada oportunidade, as palavras e expressões sejam ditas de forma criativa, um pouco como neste exemplo. E, depois,  até poderão gravar ou filmar a história.

Quem anda ali de um lado para o outro a cantar? Será o "Sarapico"?

 

.
Paisagem sonora
Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Sarapico

 

Pico, pico, sarapico

Quem te deu tamanho bico?

Pico, pico, sarapico

Quem te deu tamanho bico?

 

Foi a Gata Borralheira

Que come ovos com manteiga.

Salta a pulga na balança

Dá um pulo até à França!

 

Os cavalos a correr. 

As meninas a aprender.

Qual será a mais bonita

Que se há de esconder?

[bis]

 

Qual será a mais bonita

Que se há de esconder?

 

Pico, pico, sarapico

Quem te deu tamanho bico?

Pico, pico, sarapico

Quem te deu tamanho bico?

 

Foi a velha chocalheira

Que andava pela ribeira

Aos ovinhos de perdiz

Prà menina do Juiz.

 

Os cavalos a correr. 

As meninas a aprender.

Qual será a mais bonita

Que se há de esconder?

[bis]

 

Qual será a mais bonita

Que se há de esconder?

Pico, pico sarapico

O que irá aparecer?

TAGS
Miguel Brandão, Concurso Composição, animais, aves
A Minha Lista