Bastiana é uma canção tradicional de Macau.
Canção de amor com letra, em patuá (crioulo macaense).
Fala das consequências divinas de amores não correspondidos que Deus castigaria 'fazendo-te os olhos tortos'.
AUDIÇÃO e SOCIALIZAÇÃO
Com a versão áudio voz e acompanhamento:
- as crianças escolhem um par.
- as crianças passeiam ao som da música em espaço amplo;
- o professor pára a música no final de cada AB;
- as crianças trocam de par a cada paragem e continuam o “passeio”:
- realizam a atividade duas vezes.
As crianças realizam a mesma atividade com as seguintes alterações:
- o professor para a música no fim de cada A e no final de cada B.
- as crianças são direcionadas para a formação de uma roda, durante a introdução;
- a roda gira para um lado no início da parte A, mudando de direção a cada início de A;
- terminada a música, as crianças são convidadas a sentar em roda.
TEXTO E RITMO
Em roda:
- o professor apresenta o 1º texto da canção seguido (AB).
- o professor repete a apresentação da 1ª letra, pedindo às crianças que digam a palavra Bastiana no decorrer da apresentação (incentiva com um sinal).
- as crianças repetem o texto frase por frase.
- a mesma sequência para as outras letras.
MELODIA E FORMA
Em roda com a versão áudio melodia e acompanhamento
- as crianças sussurram a letra sobre o áudio.
- canta-se a canção, com o acompanhamento áudio mas apenas o 1º texto.
- as crianças ouvem a versão Bastiana - Sete Lágrimas.
- solicita-se a intervenção das crianças no que à “análise” da audição respeita (diferenças: vocais, tímbricas, texto…; semelhanças: ritmo, melodia, forma…).
Ao som da versão Bastiana - Sete Lágrimas e com instrumentos de percussão de altura indeterminada disponibilizados no espaço:
- as crianças acompanham a música de forma livre/criativa utilizando os instrumentos.
Com a versão áudio melodia e acompanhamento:
- Introdução – trocam de instrumentos entre si/ escolhem novos instrumentos;
- 1ª repetição - cantam a 1ª letra;
- 2ª repetição – executam livre mas com preocupação musical;
- 3ª repetição - cantam a 3ª letra;
- 4ª repetição - executam livremente mas com preocupação musical.
As crianças agrupadas por famílias de instrumentos (madeiras, metais e peles):
- todos marcam o 1º tempo do compasso;
- todos marcam a divisão à colcheia;
- todos aprendem e marcam ostinato rítmico (semínima pontuada, colcheia)
Após a Introdução:
- 1ª repetição - cantam a 1ª letra;
- 2ª repetição – metais marcam o 1º tempo do compasso e madeiras fazem a divisão;
- 3ª repetição - cantam a 3ª letra;
- 4ª repetição – juntam aos instrumentos da 2ª repetição, as peles fazendo ostinato rítmico aprendido.
SABER MAIS
Ouvir outra interpretação da canção Bastiana pelo Ensemble Peregrinação
- descobrir a grande diferença - (cantada a cappella)
- conversar sobre as vozes