Dizer o texto em diferentes andamentos;
Omitir palavras previamente combinadas;
Incluir diferentes profissões;
Criar mímicas alusivas ao texto;
Criar ostinatos rítmicos para acompanhar a canção.
Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;
Escolher um grupo de alunos para cantar a parte A a solo;
Identificação dos instrumentos utilizados no arranjo da canção;
Criação de um gesto ou movimento a executar quando se inicia cada parte da canção.
Explorar com as crianças o conceito de canção tradicional:
Em que contexto surgiram;
Em que contexto eram interpretadas;
Explorar canções tradicionais, instrumentos e danças caraterísticas da região de onde as crianças são originárias e de outras regiões diferentes;
Sensibilizar as crianças para a importância da preservação e divulgação do património musical tradicional, não deixando perder a identidade cultural portuguesa.
Explorar aspetos ligados ao Jazz e ao Swing:
Contexto histórico em que surgiram;
Instrumentos caraterísticos utilizados nestes géneros musicais.
Explorar outros arranjos da canção:
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os jardineiros
a fazer assim, assim...
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os cozinheiros
a fazer assim, assim...
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os bateristas
a fazer assim, assim...
Senhora Dona Anica
venha abaixo ao seu jardim.
Venha ver os bailarinos
a fazer assim, assim...