A melodia está na tonalidade de mi menor harmónica (com sensível, i.e. o sétimo grau está alterado ascendentemente) e tem um âmbito de 8ª P [Si 2 – Si 3].
De notar que as primeiras 7 notas são em arpejo, do acorde da tónica, sendo o final da frase quase exclusivamente em graus conjuntos. O antecedente e consequente da segunda frase começam por notas repetidas (quatro) e são semelhantes, acabando com linhas descendentes por graus conjuntos.
A melodia está escrita no compasso 3/8, unitário de tempos de divisão ternária .
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, sentindo-se com facilidade a divisão ternária do tempo.
O andamento é lento, mas pode sentir-se “a 3”, “à colcheia” dando a sensação de ser quase rápido, por a marcação ternária sugerir um movimento circular, de dança.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes, repetindo-se a primeira (AAB).
A parte A funciona como refrão da canção, repetindo sempre o mesmo texto.
O conjunto AAB é cantado três vezes, já que a canção tem três estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AAB AAB AAB Coda.
A instrumentação inclui Ukulele (Melodia); Acordeão; Secção de cordas (violinos, violas); Contrabaixo; Bateria jazz (Brush) e Percussão (Reco-reco, Triângulo, Congas, Caixa chinesa, chocalho).
O arranjo é em Valsa rápida (estilo parisiense), alternado o ritmo a tempo e em contratempo. O ensemble – quarteto de cordas, e o Contrabaixo acompanham a melodia sublinhando a divisão ternária do 3/8, sentido como compasso ternário de divisão binária, “à colcheia”.
Olha as ceifeiras,
Tão engraçadas.
Lenços de chita,
Saias rodadas.
Saias rodadas,
Chapéu ao lado.
Olha aqui está
Um grupo engraçado.
A minha foice é sagrada,
Que me deu o meu avô.
Já a minha mãe foi criada
Com o pão que ela ceifou.
[Refrão]
A minha foice é polida,
Mas não se rala de nada.
Corta aveia, corta trigo
E também corta a cevada.