A melodia está na tonalidade de ré menor (sem sensível) e tem um âmbito de 9ª menor [Lá 2 – Si b 3].
É constituída sobretudo por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e 3ª (m e M), com duas 4ª P no início de frases e uma 5ª Perfeita entre a parte A e B.
O final da frase A acaba com uma cadência picarda (alteração de meio-tom ascendente, na terceira do acorde de tónica). Esta alteração produz uma sensação de inflexão à tonalidade Ré M, gerando grande riqueza melódica/harmónica na peça. Na melodia aparece o arpejo do acorde de tónica (ré m) logo no início e também no final.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, com duas entradas em anacruse, com valores de maior duração no final das frases e com uma célula pontuada [colcheia com ponto + semicolcheia] no final da melodia.
O andamento é Allegro, sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes: A, com 6 compassos, e B, com 8 compassos, que se repete.
Ambos têm antecedentes e consequentes (A = ab; B = cd). A linha melódica de (a) é ascendente; a de (b) é de carácter mais ondulatório e cromatizado, mas globalmente descendente; a de (c) é descendente e a de (d) tem uma forma em arco.
O conjunto ABB é cantado quatro vezes, já que a canção tem quatro estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte:
Introd. ABB ABB ABB .
O plano formal segue a estrutura do poema, constituído por quatro estrofes, sendo a segunda repetida.
A instrumentação no arranjo está organizada segundo critérios de diversidade tímbrica, utilizando cordofones (dedilhados e friccionados), idiofones e membranofones (que utilizam dois padrões rítmicos). Estes remetem-nos para uma sonoridade simultaneamente europeia e asiática.
Não se me dá que vindimem,
vinhas que eu já vindimei.
Não se me dá que outros logrem,
ai, amores que eu rejeitei.
Fui um ano à vindima,
Pagaram-me a trinta réis.
Dei um vintém ao barqueiro,
ai, fui pra casa com dez réis.
Pela folha da videira,
conheço eu a latada.
Faço-me desatendida,
ai, a mim não me escapa nada.
Estou debaixo da latada,
nem à sombra, nem ao sol.
Estou ao pé do meu amor,
ai, não há regalo maior.