Partindo do título da obra, estabeleça um diálogo informal sobre o conceito de cidade, meio urbano e das suas características nas diferentes dimensões que considerar relevantes, sociais, arquitetónicas, ambientais, comerciais, industriais, entre outras. No seguimento, introduza os conceitos de Meio Urbano e Meio Rural, explorando com as crianças as diferenças mais evidentes.
A partir de indutores visuais [Urbano] [Rural], proponha às crianças criar uma pequena paisagem sonora [Exemplos 1 2 3 ] para cada um dos conceitos, recorrendo a timbres vocais, do corpo, instrumentos e objectos diversos.
Introduza também o conceito de Poluição Sonora e dialogue sobre o seu impacto na qualidade de vida das pessoas e também de que modo o ruído pode ter influência na aprendizagem.
Sugerimos a audição da obra de Steve Reich, City life.
Explore os textos da obra no seu sentido geral, na sua organização, vocabulário, entre outras dimensões que considere oportunas.
Introduza o conceito de maquete e, dentro das suas possibililades, programe a construção de uma pequena maquete da cidade imaginada pelas crianças.
Faça uma pesquisa na web e permita às crianças um exercício de criatividade sem limites de formas e cores.
1. MARCHA (Entrada)
Nós vamos construir agora
Uma cidade nossa amiga
Não queremos a cidade antiga.
Nós vamos pensar tudo de um modo diferente
Nas pessoas e no ambiente
E nas coisas que nós temos
Para dar a toda a gente
Nós vamos construir agora
Uma cidade com ar puro
Para não ficarmos sem futuro
Nós vamos fazer no dia-a-dia
Um mundo onde não falte energia
E se aprenda a palavra ecologia
E não se esconda a verdade
Sabemos que esta é a hora
de inventar de novo a cidade