This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Musical theater / Song cycles

Pelo aroma das sílabas - VII Cantiga de embalar

Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:

 

Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...

Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.

Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.

Paulo Bastos

 

 

Cantiga de embalar é a sétima e última canção do Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Esta canção, dedicada pelo autor à sua mãe, é uma canção de embalar que tem por base um poema de António Botto.

            

GÉNERO MUSICAL

 

 

Explorar o género canção de embalar através da audição de outros exemplos, de vários autores e épocas.

 

 

TEXTO E RITMO

 

Recitar o texto livremente e posteriormente com o ritmo da canção.

Dizer o texto com o ritmo sobre o acompanhamento instrumental.

Dizer o texto em movimento, experimentando diferentes andamentos e variações de andamento, com incidência em andamentos progressivamente mais lentos.

 

 

MELODIA E FORMA 

 

Cantar a melodia sem o texto, e depois da assimilação do poema, com o texto.

 

 

 

SABER MAIS

 

Ouvir o poema "Cantiga de embalar" de António Botto dito por Mário Viegas.

 

Ouvir outros exemplos de canções de embalar:

 

Johannes Brahms  - Canção de Embalar - Op. 49 nº4

Zeca Afonso - Canção de Embalar

 

 

 

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

Cantiga de embalar

 

Faz ó-ó meu pequenino
- Anda lá fora um rumor...
Voz do mar ou voz do vento?!
Faz ó-ó...
- Seja quem for!


Vejo as estrelas brilhando
Através dessa vidraça.
Sinto-me triste, mais só...
E a minha voz vai cantando
- Ó-ó... Ó-ó
 

TAGS
Paulo Bastos, António Botto, Lullabie
My List