Esta ópera compreende canções e partes instrumentais, organizadas da seguinte forma:
Introdução instrumental – Marcha 1 - Entrada
Marcha 2 – Coro
Canção “A Casa Amiga”
Instrumental – Diálogo I
Canção “A Cidade Difícil”
Canção “Os Ruídos da Cidade” – parte 1
Canção “Os Ruídos da Cidade” – parte 2
Instrumental – Diálogo II
Canção “A Cidade Nova”
Canção “Lição Sobre o Ambiente”
Canção “Canção do Aquecimento Global”
Canção “Cantar Pode Fazer Mudar”
Marcha - Reprise
"A ópera infantil ou o teatro musical têm características ideais para se constituírem em projectos de toda a escola e poderem ser uma fonte de estímulo para todos os alunos, mesmo para aqueles que não querem cantar, desde que o projecto inclua, à partida, todas as componentes que a produção de um espectáculo deste género requer. Cantar é o princípio, evidentemente. Cantar temas e problemas que afectam o dia-a-dia dos que vivem em sociedade parece-me indispensável. Não faltam temas para desenvolver.
A educação cívica, de que nunca é demais falar, a nutrição, a literacia financeira, a crise da sociedade de consumo, isto para falar de temas especialmente actuais, mas praticamente qualquer assunto das próprias disciplinas curriculares poderá também servir para esse fim. Também a diversidade do que se poderá fazer à volta da produção da apresentação final do trabalho é imensa. Os alunos que se sintam desconfortáveis a cantar poderão ter sempre outras alternativas de participação no projecto: tocar um instrumento, dançar, escrever, desenhar, estudar o tema em causa para acções de sensibilização junto dos colegas, auxiliar o corpo docente em tarefas de que se podem responsabilizar seja no aspecto mais criativo ou mais executivo como por exemplo ajudar na concepção e construção de adereços, cenários, guarda-roupa, estudar e compreender os equipamentos técnicos de palco para ajudar posteriormente a montá-los e operá-los, imaginar a divulgação interna e externa do espectáculo e trabalhá-la graficamente, até mesmo procurar financiamento junto da comunidade.
A organização de um espectáculo tem o rigor da gestão de uma empresa mas com a vantagem acrescida de reunir sempre aptidões muito diversificadas, tanto artísticas como técnicas mas também administrativas ou indiferenciadas que poderão fazer compreender facilmente às crianças e jovens a importância do trabalho individual e do trabalho de grupo, os conceitos de diversidade e de divisão do trabalho, a necessidade de complementar o estudo teórico com a realização prática e de como todo o conjunto de actividade é essencial para a criação de um produto ou bem comum que é, aqui, a apresentação final do espectáculo."
(Fonte: Eugénio Sena in Revista de Educação Musical da APEM, nº 136 – Janeiro-Junho 2011, pp.33-42)
8. CANÇÃO
(Lição sobe o Ambiente)
(primeira criança)
Senhor professor o que posso fazer?
(segunda criança)
Quero aprender mais
Quero descobrir como é que vou salvar
Não só a cidade mas todo o planeta
Plantas e animais.
(todos)
Quero saber!
(primeira criança)
Senhor professor, eu quero aprender
(segunda criança)
Haverá animais que vão desaparecer?
Mas porque será?
Então que fazer?
O que não podemos é deixá-los morrer.
(todos)
Quero saber!
(primeira criança)
Senhor professor, eu quero saber
(segunda criança)
Qual será a razão porque há mais calor
E porque será que se ouve dizer
Que os glaciares poderão derreter?
(todos)
Quero saber!