Cantar a canção iniciando com três porquinhos que vão passear, a que no fim se juntam outros três, e depois mais três, e assim sucessivamente. Pode-se, deste modo, desenvolver o raciocínio e apreender conceitos e operações matemáticas como a organização dos números em ordens e padrões (conjuntos, múltiplos de três, multiplicação, divisão e subtração):
- quantos “porquinhos” existem na sala?, quantos grupos de três porquinhos podemos fazer?;
- se cada porquinho for buscar outro para dançar, quantos são? (e se forem buscar mais um, e mais um …);
- e se um porquinho se esconder dum Lobo, quantos serão agora?, etc.
Definir e desenvolver alguns movimentos coreográficos simples e dançar acompanhando a canção.
Inspire-se na proposta apresentada nos vídeos abaixo, ou nos vídeos tutoriais de dança do Cantar Mais.
(Cantado por alunos do Conservatório de Música do Porto, ensaiados e dirigidos pela professora Liliana Coelho.
Dançado pelos alunos da Escola da Companhia de Dança de Almada, com coreografia da professora Carla Albuquerque.)
Vídeo gravado na Escola da Companhia de Dança de Almada - alunos da Prof. Susana Rosendo
Três porquinhos pequeninos
foram todos passear
encontraram outros três
e puseram-se a dançar
Três porquinhos pequeninos
foram todos passear
encontraram outros três
e puseram-se a cantar
Três porquinhos pequeninos
foram todos passear
encontraram outros três
e puseram-se a brincar