A melodia está no modo de Ré (Dórico), com diesis (alteração ascendente do 7º grau no final de frases) e tem um âmbito de 9ª Maior [Do # 3 – Lá 3].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M) e de 3ª (m e M).
A melodia está escrita no compasso 2/2, binário de tempos de divisão binária, e no compasso de 3/2, ternário de tempos de divisão binária, ambos com a mínima como unidade de tempo.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e mínimas, com semibreves nos finais de frases. De notar a célula [semínima com ponto de aumentação + colcheia + semínima] no compasso 3/2 e a célula [semínima com ponto de aumentação + colcheia] no 2/2.
O andamento é lento (Adagio), sem variações.
Forma ternária (ABA).
A melodia tem duas partes distintas, sendo a parte A constituída por (abc) e a parte B por (dbdb), que se repete. O plano formal consiste em ABBA
O texto da parte A, mesmo na repetição, é o mesmo, enquanto que o texto da parte B tem outra estrofe quando a canção é repetida.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABBA.
Recria a sonoridade de música antiga, incluindo na instrumentação instrumentos de percussão, de cordas e de sopro tradicionais europeus.
Non tendes cama, bom Jesus, não.
Non tendes cama senão no chão.
Non tendes cama senão no chão.
Sendo filho de Deus eterno,
Non tendes cama senão de feno.
Sendo Vós Deus humanado,
Nas palhas estais lançado.
Non tendes cama, bom Jesus, não.
Non tendes cama senão no chão.
Non tendes cama senão no chão.