Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Early music

Na fomte esta Lianor

Na fomte esta Lianor é uma cantiga de autor anónimo do século XVI de temática sentimental/amorosa.

Polifonia profana portuguesa da época renascentista. Faz parte do Cancioneiro de Paris. Arranjo original a 3 vozes.

No campo da criação literária, o mote desta cantiga também foi glosado por Luís de Camões e Pedro Andrade Caminha com voltas diferentes.

GÉNERO MUSICAL

 

Conversar sobre o conceito de Música Antiga:

 

  • Situá-la cronologicamente no tempo;

  • Enquadrá-la historicamente;

  • Contextualizá-la socialmente;

  • Explicar e mostrar visual e auditivamente (cd, dvd ou internet), em termos organológicos (descrição e classificação dos instrumentos musicais), os instrumentos musicais que se usavam na época;

  • Procurar encontrar e estabelecer diferenças entre a música antiga e a música atual (contemporânea).

 

 

TEXTO E RITMO

 

  • Comparar as palavras do texto do português antigo com o português atual;

  • Dizer o texto sem andamento pré-definido até que o grupo o aprenda em termos de pronunciação e dicção;

  • Ler o texto com o andamento definido na partitura, ouvindo ao mesmo tempo a versão – voz com acompanhamento;

  • Omitir palavras previamente combinadas para assim melhor facilitar a memorização frásica;

  • Acompanhar a música com a marcação corporal da pulsação e, posteriormente, do ritmo da canção;

  • Estimular a memorização da canção através da alternância e troca das várias partes do texto por grupos diferentes.

 

MELODIA E FORMA

 

  • Trautear a melodia, sem texto, por frases, repetindo de forma expressiva e variada até que o grupo interiorize a melodia, acrescentando-lhe a letra posteriormente;

  • Dividir o grupo em função da forma da música (ABA), um grupo canta a parte A e o outro a B e depois trocam e posteriormente todos cantam toda a canção;

  • Cantar a canção com a versão áudio melodia com acompanhamento interpretando várias intensidades (piano, meio-forte e forte);

  • Cantar a canção expressando diferentes emoções e sentimentos;

  • Cantar a canção a capella (sem acompanhamento) para terem uma melhor perceção da afinação;

  • Cantar a canção com acompanhamento instrumental de ostinatos harmónicos básicos e/ou execução instrumental da melodia executados por alunos que não estejam a cantar.

  • Acompanhar a canção com instrumentos de percussão da sala de aula e/ou sons corporais que possam assemelhar-se ou complementar alguns usados nas gravações ouvidas e/ou visionadas;

  • Cantar a canção associando a sua pulsação ao movimento livre e indiferenciado que a mesma induz a cada um dos alunos, explorando-a enquanto indutora de liberdade interpretativa e criativa;
  • Cantar melodias improvisadas por cima da versão áudio - acompanhamento, estimulando assim a criatividade individual e em grupo.

 

SABER MAIS

 

Ouvir outras versões desta música (como por ex. |1|  |2|) com músicos especialistas e profissionais a cantar este género musical.

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Na fomte esta Lianor

 

Na fomte esta Lianor

Lavamdo o pote chorando

He as amigas preguntando

Vistes la ho meu amor

vistes la ho meu amor

 

Nenhuma lhe da rezão

De que ela fique contente

de que ela fique contente

 

Porque não no ter presente

Iso lhe da mais payxão

iso lhe da mais payxão

 

Ho caminho esta olhando

Cos olhos que lhe dão dor

E as que vinhão preguntando

Vistes la ho meu amor

vistes la ho meu amor             

TAGS
amor, fonte, Música Antiga
A Minha Lista