Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Proceed

Traditional

Marinheiro

Canção tradicional portuguesa em que se cruzam as temáticas do mar e do amor com as das profissões de marinheiro e padeiro.

OUVIR 

 

A canção faz uso de timbres não convencionais, ou seja, sons que não são produzidos por instrumentos musicais. Neste caso, são transformados e adaptados ao contexto da canção, adquirindo também características musicais.

Um exemplo ilustrativo desta abordagem é o trabalho de Matthew Herbert - Plat du Jour, um disco feito integralmente com recurso a timbres não convencionais (colheres, garfos, sons gravados num aviário, sons da respiração, peças de fruta, entre outros). (Ver vídeo abaixo.)

No próximo vídeo poderá ver e ouvir outro exemplo muito conhecido da utilização de um objeto comum enquanto instrumento musical, neste caso com orquestra, na interpretação da peça The Typewriter de Leroy Anderson. 

 

Em baixo, podem ouvir-se alguns dos timbres utilizados no arranjo da canção Marinheiro: 

  • Faça uma escuta e proponha às crianças identificar esses timbres, primeiro isoladamente e, depois, no contexto da canção. Uma ideia central deste exercício é fornecer elementos para refletir acerca dos seguintes pontos, entre outros:

- a música também pode ser feita sem instrumentos musicais convencionais (flauta, guitarra, piano, pandeiretas, etc.);

- os sons do meio ambiente e de objetos do quotidiano, entre muitos outros, podem ser utilizados de forma criativa e enriquecedora em contextos musicais. 

 

  • Escutar os excertos abaixo, Ritmo 1 e Ritmo 2. Pode identificar-se, em cada um deles, um padrão rítmico ilustrativo de organização e manipulação de sons não convencionais.
Barco
Gaivotas
Ondas
Ritmo 1
Ritmo 2

 

CRIAR

 

Escutar esta paisagem sonora procurando identificar os elementos que vão surgindo.

No seguimento, proponha o seguinte exercício musical:

 

1- Enquanto ouvem, peça à(s) criança(s) que escolha(m) um instrumento musical da sua preferência e que improvise(m) de acordo com o que a paisagem sonora lhe(s) sugere. O exercício visa essencialmente promover a escuta, a criatividade e experimentar formas de expressão menos convencionais, da música e do som. (Não se centre nos resultados, mas sim nas formas de expressão.)

 

2- Dialogar acerca da escolha do instrumento e a forma como foi tocado, visando uma reflexão sobre a forma como se interagiu com a paisagem sonora e quais os sentidos que se lhe atribuiram.

 

3- Utilizando como estímulo a imagem apresentada em baixo, peça às crianças que criem um som representativo, utilizando objetos da sala (como papel, plásticos, etc.), os sons do corpo, sons vocais ou outras ideias que possam surgir.

 

 

 

 

 

Song pdf
Download
Score
Lyrics

Marinheiro

 

Marinheiro que andas no mar,

eu também sou marinheiro.

Toma lá esta cartinha,

vai levar ao Zé Padeiro.

 

Vai levar ao Zé Padeiro,

se não vais, a culpa é tua.

Quem não tem aqui amores

põe o chapéu, vai prà rua.

 

Põe o chapéu, vai prà rua,

põe o chapéu, vai-se embora.

Eu não tenho aqui o meu,

faço o mesmo em qualquer hora.

TAGS
água profissões mar chapéu amor
A Minha Lista