A melodia está na tonalidade de mi menor (pentacorde de mi menor = mi, fá#, sol, lá, si) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2 – Si 3]. A melodia pode ser considerada modal, já que é utilizado um pentacorde do modo de lá (dito eólio)
A canção começa com intervalo de 4ª P ascendente (do 5º para o 1º grau) e desenvolve-se essencialmente por graus conjuntos e intervalos de 3ªs.
A melodia está escrita no compasso 4/4, quaternário de tempos de divisão binária.
As frases rítmicas começam em anacruse, caracterizando-se por um ritmo sincopado nos dois primeiros tempos de quase todos os compassos.
O ritmo é silábico e escrito em semínimas e colcheias, excepto nos finais de frases.
O andamento é moderado, existindo um accelerando nos últimos compassos do arranjo.
Forma binária (AB), sendo que a segunda parte se repete (ABB).
A parte A é constituída por duas frases melódicas semelhantes (a a’) estando a diferença na sua conclusão: a primeira termina na tónica e a segunda na dominante.
A parte B divide-se em três frases (b b' b'') e repete-se.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABB Interl. ABB Coda.
A introdução, construída com base no motivo rítmico usado na Habanera da ópera Carmen de Georges Bizet (“O amor é um pássaro rebelde”), é executada pelos contrabaixos, em pizzicatos, evocando o tipo de dança originário de Cuba.
A melodia da canção ouve-se primeiro executada no xilofone e acompanhada pelo rufo dos tímpanos, na repetição acontece uma transformação estilística com a introdução de staccatos executados numa tuba.
A referência a danças mantém-se, neste arranjo, com o desenvolvimento rítmico e tímbrico da orquestração (tuba, bandoneon, violas e violoncelos), atingindo o seu apogeu na coda, a qual, evocando o tango argentino moderno (cuja descendência mais remota se deve à Habanera), denota clara recorrência ao tema do Libertango de Astor Piazzolla.
A pomba caiu ao mar
A pomba ao mar caiu
A pomba caiu ao mar
Agarrei a pomba
E lá me fugiu