Proposta 1 . Atividade de movimento com a canção interpretada vocalmente pelo professor e acompanhada pela versão áudio – Voz e acompanhamento:
O professor propõe uma atividade de movimento com uma coreografia onde o mar é representado por um grande pano azul que as crianças, dispostas em roda, vão agarrar e ondular. Um boneco, uma bola, um origami colocado no pano a representar a pomba vai-se movimentar de acordo com o movimento do pano sugestionado pela audição da canção gravada.
Proposta 2. Jogo de movimento e espelho a partir do motivo rítmico da Habanera de G. Bizet:
O jogo inicia-se com as crianças a movimentarem-se livremente no espaço ao som da versão áudio - Acompanhamento da canção.
O professor sugere às crianças que imaginem o voar de uma pomba ora com peso, ora com leveza.
O jogo prossegue para uma improvisação de gestos e movimento em espelho e aos pares, em que uma criança improvisa movimentos e a outra imita. Os pares formam-se quando ouvem o professor bater uma palma.
Proposta 3.
O professor entoa com sílaba neutra (ex. ba) a primeira frase rítmica da canção. As crianças respondem em eco; o mesmo processo é desenvolvido para as restantes frases rítmicas da canção. Atenção à precisão da entrada das frases em anacruse e do ritmo sincopado nos dois primeiros tempos do compasso, estabilizando na segunda metade do compasso.
Em seguida o professor entoa o primeiro verso da canção (texto e ritmo). As crianças respondem em eco; o mesmo processo é desenvolvido para os restantes versos.
Esta atividade de exploração do texto pode ser desenvolvida explorando a expressão tímbrica da voz (por ex.: imitação de personagens e emoções – gigante, passarinho, rei, princesa, bruxa má, triste, contente, com medo, a chorar, a rir, etc.).
O professor canta a primeira frase melódica da canção em sílaba neutra (ex. nô). As crianças repetem em eco; O mesmo processo repete-se para as restantes frases melódicas da canção, respeitando-se a forma da mesma (ABB).
Canta-se a canção toda em sílaba neutra.
Inicia-se o mesmo processo mas agora juntando o texto à melodia.
Ouvem a versão áudio - Voz e acompanhamento.
Com o motivo rítmico da Habanera:
As crianças reproduzem primeiro com a voz, sendo que depois podem explorar o ritmo usando várias partes do corpo.
Este ritmo pode ser explorado com diferentes objetos sonoros ou instrumentos musicais para criar um acompanhamento tímbrico diferente.
A pomba caiu ao mar
A pomba ao mar caiu
A pomba caiu ao mar
Agarrei a pomba
E lá me fugiu