Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies. Continuar

Teatro musical / Ciclos de canções

Pelo aroma das sílabas - II Bichinho de conta

Acerca deste ciclo de canções, encomendadas para integrar o Cantar Mais, escreveu o autor:

 

Pelo aroma das sílabas é um ciclo de 7 canções para coro infantil e piano, entre outros instrumentos. Os 7 poemas, da mais bela poesia portuguesa, foram escolhidos por mim com o propósito claro de criar um fio condutor que, apesar de não narrativo, é singular e contínuo pela magia, pelo simbolismo, pelas surpresas, pelas palavras meigas, pela cor dos sons, “pelo aroma das sílabas”...

Uma vez que se trata de um ciclo de canções, a interpretação total da obra será a opção mais natural. No entanto, e como as formações instrumentais são variadas, a escolha avulsa de qualquer uma das músicas é perfeitamente possível. Para além da presença constante do coro e do piano, os instrumentos escolhidos, a flauta, o contrabaixo, a violeta, o fagote e o glockenspiel, criam uma relação indelével com cada poema. A dramatização das palavras-chave dos poemas é uma hipótese que deixo em aberto confiando na criatividade dos responsáveis pela interpretação destas canções.

Concluindo, devo dizer que, quando penso em música infanto-juvenil para coro, nada me ocorre como mais perfeito do que a sublime união das palavras do poeta com a música. O título dado ao ciclo inteiro, “pelo aroma das sílabas”, retirado de um dos versos do poema “Frutos” de Eugénio de Andrade, traduz claramente a forte ligação entre as sílabas/palavras, o som destas, a sua paleta de cores, ou, porventura, o seu aroma.

Paulo Bastos

 

 

Bichinho de conta é a segunda canção deste Ciclo de Canções de Paulo Bastos. Dedicada pelo autor a António Ângelo de Vasconcelos, a canção tem por base um poema de Sidónio Muralha, que fala de um bichinho de conta tão redondinho que parece um berlinde.

 

            

Selecionar versão Vídeo | Áudio:
Voz e acomp.
Acompanhamento
Pauta
Análise musical da canção

 

 

Melodia 

 

A melodia, tem o âmbito entre Mi3 - Mi4.

 

Ritmo 

 

A canção alterna entre os compassos de tempos de divisão binária 3/4, 4/4 e o compasso quinário 5/4. O andamento é moderadamente rápido (semínima= 115). O ritmo é segue a prosódia do poema. 

           

Forma 

 

Uma primeira frase correspondente ao verso “Bichinho de conta, conta...”, aparece como um chamamento ou desafio, que se repete no final do poema. Segue-se a narração das peripécias do bicho-de-conta.

 

Arranjo/Orquestração  

 

Voz, piano e contrabaixo. Há uma introdução de 12 compassos, em que o contrabaixo, em pizzicato, acompanha o piano, em movimento melódico descendente e ritmos sincopados. O contrabaixo mantém-se na primeira secção da melodia, correspondente aos versos “Bichinho de conta, conta/ E o bichinho de conta contou”, deixando a narração da história apenas à voz acompanhada pelo piano, para novamente se juntar na repetição da primeira secção, seguida de coda igual à introdução.

 

 

 

 

Ficha técnica: 

Cantado pelo Coro dos Pequenos Cantores de Esposende com direção de Helena Isabel Venda Lima

Gravado por Gustavo Almeida e Gilberto Costa
Misturado e masterizado por Gustavo Almeida
Edição de partituras e vídeo por Carlos Gomes

Ficha da canção
Download
Pauta
Letra

Bichinho-de-conta

 

Bichinho-de-conta
conta…
E o bichinho de conta
Contou
que um dia
se enrolou
e parecia
um berlinde pequenino
de tal maneira
que um menino
de brincadeira
com ele jogou…
Bichinho-de-conta
conta…
E o bichinho de conta
contou.

TAGS
brincadeira, berlinde, Paulo Bastos, Sidónio Muralha
A Minha Lista