Ouvir a versão áudio voz e acompanhamento e representar com mímica a letra do refrão da canção. A mímica pode ser inventada pelo grupo.
Ensinar a letra da canção, por frases, com o ritmo da canção e com a mímica inventada.
Reproduzir a letra da canção por frases e em diferentes intensidades e andamentos: forte-piano, rápido-lento e diferentes timbres. Sempre que possível, utilizar a mímica escolhida para enfatizar essas alterações.
Dividir o grupo em dois e reproduzir a canção por frases, intercalando as frases por grupo (grupo 1 - frase 1, grupo 2 - frase 2, grupo 1 - frase 3...).
Explicar a diferença da linha melódica entre as frases ímpares e pares.
Ao cantar, utilizar a mão para representar a orientação da linha melódica, destacando a tendência conclusiva das frases pares, que terminam sempre em notas mais graves.
Cantar toda a canção com a mímica escolhida, utilizando a mímica só no refrão.
Selecionar solista(s) para a segunda parte da canção, dando a oportunidade a todos os que quiserem cantar.
Poderá ser também criada uma dança de roda para esta canção.
- Grupo Coral Feminino “Rosinhas de Santa Clara do Louredo”.
Atirei o papelinho ao ar,
Atirei o papelinho ao chão.
Atirei o papelinho ao ar,
Bateu-me no coração.
Bateu-me no coração,
Bateu-me no pensamento.
Atirei o papelinho ao ar,
Atirei o papelinho ao vento.
Quando eu tinha quatro anos,
Não sabia fazer nada.
Só sabia ir à cozinha
Comer a marmelada.
[Refrão]
Quando eu tinha treze anos,
Era de menor idade.
Ensinaram-me a mentir,
Nunca mais falei verdade.
[Refrão]