Este website utiliza cookies para nos ajudar a prestar-lhe um melhor serviço aquando da sua visita ao nosso site. Ao continuar a utilizar este website, está a permitir a nossa utilização destes cookies.Continuar
Canção de embalar, com referências à natureza e aos sons do anoitecer. Composta e interpretada por Vitorino Salomé para o Cantar Mais.
Estudo do Meio
Realizar um trabalho de pesquisa sobre canções de embalar do país ou do mundo e assinalar em mapas a origem, características musicais e extra-musicais das canções encontradas construindo um roteiro de canções. O professor poderá organizar a informação recolhida pelos alunos com recurso à aplicação google maps.
Partindo da referência aos pássaros na letra da canção (mocho e colibri), realizar um trabalho de pesquisa sobre animais notívagos.
Construir um episódio de podcast sobre o canto dos pássaros. Para a recolha de informação poderá ser organizada uma visita de estudo a um local de observação de aves.
Observar e registar em diferentes suportes a posição do Sol e da Lua ao longo do dia.
Língua Portuguesa
De acordo com a proposta de atividade da criação de uma paisagem sonora em Criar +, trabalhar o conceito de onomatopeia.
Construção de novos textos para a versão alongada da canção.
Matemática
Perceber e explicar a variação do número de horas de luz ao longo do ano e comparar com outras zonas do planeta. Representar graficamente as diferenças com recurso a gráficos e tabelas.
Expressão Plástica e Dramática
Construção de adereços e cenários para uma apresentação ao vivo.
Dança
A partir do vídeotutorial concebido para o Cantar Mais, explorar os movimentos propostos para esta canção e recriar a coreografia apresentada ou criar outra.