A melodia está na tonalidade de Dó M e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Dó 3 – Dó 4].
No início da canção (em Truz, truz, truz) ouvem-se as notas do acorde de tónica, sendo o resto da melodia constituída por graus conjuntos e intervalos melódicos de 3ª (m e M) e 4ª Perfeitas.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico, com inflexões melismáticas nos finais do antecedente e do consequente da 2ª frase.
O ritmo é quase exclusivamente escrito em colcheias e semínimas, apresentando, ainda, entradas em anacruse, ritmos pontuados e uma síncopa .
O andamento é moderado (Andante), apresentando um ritardando nos dois últimos compassos.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes, em que apenas a 1ª se repete (AAB), sendo a parte A constituída por (ab) e a parte B por (cc’).
O conjunto AAB é cantado duas vezes, já que a canção tem duas estrofes, na parte B, correspondendo a parte A a um refrão que se canta sempre com o mesmo texto.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AAB, AB, coda
Na instrumentação da introdução, para além de referências ao início do tema executadas pelas taças tibetanas, ouvem-se idiofones, membranofones e cordofones tradicionais de diferentes culturas.
A melodia das partes A e B é executada pela flauta de bisel com acompanhamento de idiofones, membranofones e cordofones. Simultaneamente, no final do arranjo, na parte B, ouve-se também a melodia da parte A, formando-se um cânone que termina com o início da melodia.
Truz, truz, truz
Quem é que está aí?
É o grupo dos pastores
que chegou agora aqui.
Ó meu menino Jesus,
da lapa do coração,
Dai-me Vós alguma coisa
que está pobre o meu surrão.
Truz, truz, truz
Quem é que está aí?
É o grupo dos pastores
que chegou agora aqui.
Ó meu menino Jesus,
descalcinho pelo chão,
metei os Vossos pezinhos
dentro do meu coração.
Truz, truz, truz...