This website uses cookies to improve your browsing experience, security and website performance. For more information about cookies and the processing of your personal data, see our Privacy Policy. Proceed

Traditional

O senhor do meio

O senhor do meio é uma canção tradicional portuguesa de caráter etno-tradicional, com uma temática de dança (Dança de roda) e divertimento. Centra-se numa personagem (o senhor do meio), num contexto social e de convívio tipo “baile cantado”. Ao longo da canção, o “julgamento” traduzido pelos olhares e suposições das raparigas sobre as suas qualidades e “aparência” vai-se alterando.  

Select format Video | Audio:
Voice and accomp.
Accompaniment
Melody and accomp.
Pauta
Análise musical da canção

 

Características melódicas

 

A melodia está na tonalidade de si menor (sem sensível) e tem um âmbito de 8ª Perfeita [Si 2  – Si 3].

O motivo rítmico/melódico inicial da melodia, tem quatro notas repetidas e um intervalo de 4ª Perfeita (fa#/si, ascendente e descendente) que fazem parte das notas do acorde da Tónica (I grau). Tanto o final do antecedente como o consequente têm linhas melódicas descendentes quase exclusivamente com graus conjuntos.

 

Características rítmicas

 

A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.

O ritmo é silábico, com entradas em anacruse e exclusivamente constituído por 2 grupos de 4 semicolcheias seguidos de 4 colcheias.

O andamento é lento. 

 

Forma

 

A canção tem uma só frase (A), com repetição do antecedente e do consequente (aabb).

A frase é cantada três vezes, já que a canção tem três estrofes, adaptando-se a linha rítmica à prosódia do texto no consequente (b), podendo por isso ser considerada a forma AA’A’.

 

Arranjo/Instrumentação

 

O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. A  A  A  Interl.  A A A.

A instrumentação inclui percussões africanas, guitarra, acordeão e contrabaixo.

O arranjo é caracterizado pelo contraste estilístico e de textura entre as duas partes da melodia: A com carácter étnico (flautas e percussões) e B com guitarra (a contratempo) e contrabaixo.

A canção é cantada duas vezes, antecedida de dois momentos instrumentais, a introdução e o interlúdio. A introdução inicia-se com as flautas e percussões. Na primeira volta da canção não existe suporte harmónico. Na repetição da canção, o percurso harmónico é suportado pela guitarra acústica, caracterizado pelas funções tonais do modo menor natural (I-ii-v), remetendo a dominante menor para um ambiente modal (Nota: a escala de si menor natural é uma transposição do modo de lá, pelo que a melodia pode ser considerada modal e não tonal)

Song in pdf
Download
Score
Lyrics

O senhor do meio

 

O senhor do meio

julga que é alguém,

é um rapazinho

que nem barba tem. 

 

Ó senhor do meio,

ande ligeirinho,

se não quer ficar

no meio sozinho.

 

O senhor do meio

é bem bonitinho,

e para dançar

tem certo jeitinho.

 
My List