A melodia está na tonalidade de Si M e tem um âmbito de 7ª Maior [Si 2 – Lá # 3].
A primeira frase é constituída quase exclusivamente por graus conjuntos (há duas 3ª M). A segunda frase inicia-se com um intervalo de 6ªM ascendente, tendo depois graus conjuntos e uma 3ª M.
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias. No que respeita a características rítmicas, ressalva-se sobretudo a diferença entre os inícios das frases A e B.
O andamento é moderado, sem variações.
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se repetem (AABB).
A estrutura do texto compreende, por sua vez, duas estrofes (na frase melódica A) e um refrão (na frase melódica B), organizando-se do seguinte modo: AABB AABB.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. AA BB AA BB Coda.
Utilizando instrumentos de orquestra clássica, integra instrumentos de corda (violino, viola e violoncelo) e instrumentos de sopro de madeira (flauta, oboé, corne inglês, clarinete e fagote).
A introdução tem uma frase melódica executada pelo clarinete, acompanhado de pizzicatos nas cordas. Há um conjunto de características do arranjo que nos remetem para um estilo mozartiano.
Alecrim, alecrim doirado
que nasce no monte sem ser semeado.
Ai, meu amor, quem te disse a ti
que a flor do monte era o alecrim?
Alecrim, alecrim aos molhos
por causa de ti choram os meus olhos.
Ai, meu amor, quem te disse a ti
que a flor do monte era o alecrim?