A melodia está no modo de Ré (Dórico) transporto para Fá, com diesis (alteração ascendente do 7º grau no final de frases) e tem um âmbito de 4ª Perfeita [Mi 3 – Lá 4].
É constituída por intervalos melódicos de 2ª (m e M), 3ª (m e M), 4ª Perfeita. As frases melódicas coincidem com os versos das estrofes.
A melodia está escrita nos compasso 3/4, ternário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico, com uma estreita ligação com a prosódia do texto e quase exclusivamente escrito em colcheias, semínimas e com mínimas no final da frases.
O andamento é Allegro (semínima=153).
Forma binária (AB).
A melodia divide-se em duas partes que se desenvovem em torno do texto.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd. ABB ABB ABB AB Coda.
O arranjo procura manter uma sonoridade renascentista usando alguns instrumentos da época. Mantém a polifonia/harmonia original (3 vozes no instrumental) do Vilancico.
A textura musical é pouco densa, mas bastante rica, usando instrumentos de percussão para acompanhar os instrumentos que interpretam as frases melódicas, podendo escutar-se: flauta de bisel medieval; alaúde medieval; Turkish Oud Lute; percussão tradicional europeia e outras tal como Tapan; Címbalo; Bones (ossos); Air tank (metal); Frame drum; Bodhran e Pandeireta italiana.
Rodrigo Martínez
a las ánsares Ahé!
Pensando qu'eran vacas
silbábalas Ahé!
Rodrigo Martínez atán garrido.(bis)
Los tus ansarinos
llévalos el río Ahé!
Pensando qu'eran vacas
silbábalas Ahé!
Rodrigo Martínez, atán loçano.(bis)
Los tus ansarinos
llévalos el vado Ahé!
Pensando qu'eran vacas
silbábalas Ahé!
Rodrigo Martínez, atán discreto.(bis)
Los tus ansarinos
llévalos el viento Ahé!
Pensando qu'eran vacas
silbábalas Ahé!