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Workshop de Técnica Vocal

 

Apresentação de um conjunto de seis vídeos que constituem o Workshop de Técnica Vocal, com a formadora Ana Leonor Pereira, onde são apresentados e exemplificados vários exercícios associados à preparação para o ato de cantar:

 

  • Preparar o corpo para cantar - Postura

 

  • Respiração para a fonação - 1

 

  • Respiração para a fonação - 2

 

  • Registração

 

  • Articulação

 

  • Ressonância

Preparar o corpo para cantar - Postura

Exercícios apresentados:

 

  • Distensão dos músculos do pescoço: Rotação da cabeça; Movimento pendular da cabeça.

 

  • Alinhamento da cabeça relativamente ao corpo. Consciência da postura correta da cabeça relativamente ao tronco.

 

  • Distensão dos músculos que envolvem os ombros. Associação do movimento à respiração. Consciência da postura correta dos ombros relativamente ao tronco e à cabeça.

 

  • Alinhamento do tronco e da cabeça relativamente aos membros inferiores. Associação do movimento à respiração. Consciência da correta posição do tronco e cabeça em posição ereta. Consciência da correta posição do tronco em posição sentada.

 

  • Alinhamento dos membros inferiores relativamente à cintura pélvica. Associação do movimento à respiração. Consciência da correta posição da cintura pélvica e dos joelhos.
Respiração para a fonação - 1

Exercícios apresentados:

 

  • Consciência do movimento muscular respiratório. Expiração rápida para frases faladas ou cantadas curtas.

 

  • Consciência do movimento muscular respiratório. Expiração lenta para frases faladas ou cantadas lentas. Conseguir inspirar sem puxar o ar e expirar sem empurrar o ar.

 

  • Conseguir uma inspiração associada ao relaxamento muscular.

 

Respiração para a fonação - 2

Exercícios apresentados:

 

  • Flexibilização dos músculos abdominais para uma mais eficaz realização expiratória. Consciencialização de que a energia necessária para a expiração fonatória não é a constrição muscular.

 

  • Flexibilização dos músculos abdominais no ato expiratório. Aplicação do exercício anterior com uma linha melódica de uma canção. Observar a necessidade de não endurecer os músculos para permanecer a cantar.       

 

  • Desenvolver a continuidade do fluxo expiratório. Sentir a necessidade de pressão de ar para manter o som.

 

  • Desenvolver a continuidade do fluxo expiratório, manter o movimento do ar. Tomar consciência da necessidade de cantar em legato.

 

  • Compreensão do mecanismo respiratório e glótico para a execução do staccato - correto ataque do som.

 

Registração

Exercícios apresentados:

 

  • Despertar a consciência para a existência de um mecanismo leve e de um mecanismo pesado de produção do som.

 

  • Conseguir passar do mecanismo pesado ao mecanismo leve e do mecanismo leve ao mecanismo pesado sem interrupção.

 

  • Compreender que se podem utilizar os dois registos numa frase melódica aumentando assim as possibilidades da tessitura. Homogeneização dos registos em face de intervalos ascendentes.
Articulação

Exercícios apresentados:

 

  • Flexibilização do maxilar durante a fonação. Consciencialização da ação do maxilar.

 

  • Flexibilização do maxilar. Evitar a tensão da articulação temporomandibular. Compreender que o maxilar é um articulador que não deve interferir na produção fonatória.

 

  • Flexibilização na ação da língua. Evitar a constrição da língua na produção contínua de uma mesma vogal em sequência diferenciada de som, bem como em sequência alternada de vogais e sons.

 

  • Produção de legato independentemente da interrupção das consoantes. Melhoria da dicção.
Ressonância

Exercícios apresentados:

 

  • Consciencializar a sensação vibratória na face produzida pelo impacto do som na cavidade bucal e naso-faríngea

 

  • Desenvolver a sensação de projeção do som.

 

  • Compreender a necessidade da verticalidade da direção do som para o desenvolvimento da sensação ressonancial. Flexibilização do palato mole para a otimização da ressonância. Compreender a necessidade de um palato mole flexível para a produção fonatória com ressonância desenvolvida.