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Workshop de Técnica Vocal
Apresentação de um conjunto de seis vídeos que constituem o Workshop de Técnica Vocal, com a formadora Ana Leonor Pereira, onde são apresentados e exemplificados vários exercícios associados à preparação para o ato de cantar:
Distensão dos músculos do pescoço: Rotação da cabeça; Movimento pendular da cabeça.
Alinhamento da cabeça relativamente ao corpo. Consciência da postura correta da cabeça relativamente ao tronco.
Distensão dos músculos que envolvem os ombros. Associação do movimento à respiração. Consciência da postura correta dos ombros relativamente ao tronco e à cabeça.
Alinhamento do tronco e da cabeça relativamente aos membros inferiores. Associação do movimento à respiração. Consciência da correta posição do tronco e cabeça em posição ereta. Consciência da correta posição do tronco em posição sentada.
Alinhamento dos membros inferiores relativamente à cintura pélvica. Associação do movimento à respiração. Consciência da correta posição da cintura pélvica e dos joelhos.
Consciência do movimento muscular respiratório. Expiração rápida para frases faladas ou cantadas curtas.
Consciência do movimento muscular respiratório. Expiração lenta para frases faladas ou cantadas lentas. Conseguir inspirar sem puxar o ar e expirar sem empurrar o ar.
Conseguir uma inspiração associada ao relaxamento muscular.
Flexibilização dos músculos abdominais para uma mais eficaz realização expiratória. Consciencialização de que a energia necessária para a expiração fonatória não é a constrição muscular.
Flexibilização dos músculos abdominais no ato expiratório. Aplicação do exercício anterior com uma linha melódica de uma canção. Observar a necessidade de não endurecer os músculos para permanecer a cantar.
Desenvolver a continuidade do fluxo expiratório. Sentir a necessidade de pressão de ar para manter o som.
Desenvolver a continuidade do fluxo expiratório, manter o movimento do ar. Tomar consciência da necessidade de cantar em legato.
Compreensão do mecanismo respiratório e glótico para a execução do staccato - correto ataque do som.
Despertar a consciência para a existência de um mecanismo leve e de um mecanismo pesado de produção do som.
Conseguir passar do mecanismo pesado ao mecanismo leve e do mecanismo leve ao mecanismo pesado sem interrupção.
Compreender que se podem utilizar os dois registos numa frase melódica aumentando assim as possibilidades da tessitura. Homogeneização dos registos em face de intervalos ascendentes.
Flexibilização do maxilar durante a fonação. Consciencialização da ação do maxilar.
Flexibilização do maxilar. Evitar a tensão da articulação temporomandibular. Compreender que o maxilar é um articulador que não deve interferir na produção fonatória.
Flexibilização na ação da língua. Evitar a constrição da língua na produção contínua de uma mesma vogal em sequência diferenciada de som, bem como em sequência alternada de vogais e sons.
Produção de legato independentemente da interrupção das consoantes. Melhoria da dicção.
Consciencializar a sensação vibratória na face produzida pelo impacto do som na cavidade bucal e naso-faríngea
Desenvolver a sensação de projeção do som.
Compreender a necessidade da verticalidade da direção do som para o desenvolvimento da sensação ressonancial. Flexibilização do palato mole para a otimização da ressonância. Compreender a necessidade de um palato mole flexível para a produção fonatória com ressonância desenvolvida.