A melodia está na tonalidade de Sib e tem um âmbito de 5ª Perfeita [Dó 3 – Sol 3].
É constituída por graus conjuntos, ou seja, intervalos melódicos de 2ª (m e M).
A melodia está escrita no compasso 2/4, binário de tempos de divisão binária.
O ritmo é silábico e quase exclusivamente escrito em semínimas e colcheias, sentindo-se com facilidade a divisão do tempo.
O andamento é Adagio, semínima=55 , sem variações.
Forma binária (AB).
O conjunto AB é cantado quatro vezes, já que a canção tem quatro estrofes.
O arranjo segue o plano formal seguinte: Introd | AB | AB | AB | AB ||
O arranjo, baseia-se no acompanhamento simples da guitarra clássica [com cordas de nylon e sem processamento] em contraste com a guitarra elétrica [com cordas de aço e processamento]. Podem ainda escutar-se breves apontamentos melódicos de um metalofone.
Nota: Guitarras tocadas por José Tavares.
Vai colher a rosa,
vai colhê-la vai.
Se ela te picar,
não digas ai, ai.
Não digas ai, ai,
não digas ai, ui.
Vai colher a rosa,
que eu também já fui.
Que eu também já fui,
colhi em botão.
Quem não rouba o par
fica paspalhão.
Já cá vai roubada,
já cá vai na mão.
Já vai unidinha,
ao meu coração.